Após foto, cientistas revelam som do buraco negro no centro da galáxia
Sagitário A* está a uma distância de 26 mil anos-luz da Terra e possui 6,5 milhões de massas solares
atualizado
Compartilhar notícia
Além da primeira imagem do buraco negro supermassivo no centro da nossa galáxia, a Via Láctea, astrônomos do consórcio internacional Event Horizon Telescope (EHT) revelaram, nessa quinta-feira (12/5), o som emitido pelo Sagitário A*.
Por meio de um processo chamado de sonificação, que cruza diversos dados astronômicos, o “barulho” do buraco negro pôde ser captado e divulgado pelo consórcio.
NOTÍCIA: Cientistas conseguiu *ouvir* o som do buraco negro supermassivo no centro da Via Láctea, conhecido como Sagitário A* 📷ALMA Observatory pic.twitter.com/SjjR4oeg9G
— Astronomiaum 🌎🚀 (@Astronomiaum) May 12, 2022
O astrofísico Heino Falcke, da Universidade Radboud, na Holanda, celebrou a conquista científica história: “É um sonho que se torna realidade após décadas de trabalho […] Eu sempre soube que esse dia chegaria, mas nunca esperei que fosse tão claro e impressionante”.
A imagem do Sagitário A* revela que ele está virado em nossa direção, na constelação de Sagitário, onde se localiza o centro da Via Láctea. O buraco negro está a uma distância de 26 mil anos-luz da Terra e possui 6,5 milhões de massa em relação ao Sol.
Sagitário A*
O buraco negro foi estudado por anos e seu registro em imagem só foi possível graças ao Event Horizont Telescope (Telescópio do Horizonte de Eventos), que conta com 11 radiotelescópios pela Terra e possui observatórios espaciais em 8 locais do mundo.
Geofrrey Bower, cientista do projeto, afirmou ter ficado surpreso “ao ver como o tamanho do anel que observamos está tão de acordo com as previsões da Teoria da Relatividade Geral de Einstein”.
“Estas observações sem precedentes aumentaram grandemente o nosso conhecimento do que acontece mesmo no centro da nossa Galáxia e nos dão novas pistas sobre como é que estes buracos negros gigantes interagem com o meio que os rodeia”, disse.
Em 2019, o mesmo grupo de pesquisadores já havia revelado a primeira imagem de um buraco negro supermassivo, no centro da galáxia M87, localizado a uma distância de 55 milhões de anos-luz da Terra.
