metropoles.com

CIA divulga arquivos pessoais de Bin Laden apreendidos após sua morte

Na coleção, vídeo do casamento de um dos filhos do terrorista, jogos de videogame e animações como “Carros” e “O Galinho Chicken Little”

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/CNN
osama bin laden
1 de 1 osama bin laden - Foto: Reprodução/CNN

A Agência Central de Inteligência norte-americana (CIA) divulgou um novo inventário dos materiais apreendidos no complexo de Abbottabad, refúgio de Osama Bin Laden, no Paquistão, durante a operação que resultou na morte do terrorista, em maio de 2011. Entre os mais de 470 mil arquivos recuperados, estão o diário pessoal do líder da Al-Qaeda, um vídeo do casamento de um de seus filhos e diversos filmes infantis e jogos de videogame. A biblioteca virtual pode ser acessada pelo site da Cia.

Os materiais englobam 18 mil arquivos de texto, 79 mil de áudios e imagens e mais de 10 mil vídeos. “A divulgação de cartas, vídeos, áudios e outros materiais recuperados da Al-Qaeda oferece a oportunidade de o povo norte-americano ter uma maior perspectiva dos planos dessa organização terrorista”, afirmou o diretor da CIA, Mike Pompeo, durante a divulgação, em 1º/11.

Segundo a agência, os documentos revelam as origens das fissuras existentes hoje entre as organizações terroristas Al-Qaeda e Estado Islâmico, bem como as discordâncias estratégicas, religiosas e doutrinárias entre os próprios membros do grupo afegão. No acervo, os planos da Al-Qaeda para comemorar o aniversário de 10 anos do ataque às Torres Gêmeas, em Nova York (EUA), em 11 de setembro de 2011.

Na coleção audiovisual apreendida, destacam-se jogos de videogame de ação como “Final Fantasy VII”, “Resident Evil” e “Batman: Gotham Knight”, além de desenhos animados como “Carros”, “FormiguinhaZ”, “O Galinho Chicken Little” e “A Era do Gelo”. Bin Laden possuía ainda documentários sobre si mesmo, como “Onde no Mundo Está Osama Bin Laden?”, de 2008, e “Nos Passos de Bin Laden”, produzido pela rede de televisão norte-americana CNN.

Essa não é a primeira vez que a CIA revela materiais apreendidos no complexo de Abbottabad. Em cumprimento ao Ato de Autorização de Inteligência, a agência divulga, desde 2014, arquivos recuperados durante a operação que matou Bin Laden. Os documentos antigos também estão disponíveis para acesso do público.

O terrorista Osama Bin Laden foi morto em 2 de maio de 2011 durante a Operação Lança de Netuno. O complexo paquistanês onde o líder se escondia foi atacado por integrantes das tropas especiais norte-americanas, os Navy SEALs.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações