Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Mundo

Christine Lagarde renuncia ao BCE, 8 meses antes do fim de mandato

Presidente do Banco Central Europeu ficará no cargo até 7 de fevereiro. Órgão iniciará imediatamente processo para escolher um sucessor

29/10/2026 08:26
Thomas Lohnes/Getty Images
Imagem de Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE) - Metrópoles

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, renunciou ao cargo, nesta quinta-feira (29/10), e deixará a função em 7 de fevereiro, oito meses antes do fim de seu mandato. O sucessor será nomeado pelo Conselho Europeu.

“A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, informou hoje o Conselho de Governadores e o presidente do Conselho Europeu, António Costa, que deixará o cargo em 7 de fevereiro de 2027”, disse o BCE.

A escolha do novo presidente deve seguir o processo de nomeação estabelecido no Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia, informou o BCE, em comunicado.

Christine Lagarde renuncia ao BCE, 8 meses antes do fim de mandato - destaque galeria
3 imagens
Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE)
Christine Lagarde
Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE)
1 de 3

Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE)

Ameer Alhalbi/Getty Images
Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE)
2 de 3

Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE)

Thomas Lohnes/Getty Images
Christine Lagarde
3 de 3

Christine Lagarde

Thomas Lohnes/Getty Images

Lagarde está na função desde novembro de 2019. O BCE iniciará imediatamente o trâmite para um sucessor.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

“Para garantir uma transição tranquila para a próxima liderança do BCE, o processo de nomeação do seu sucessor será iniciado hoje e prosseguirá sem demora, com vistas a uma decisão atempada do Conselho Europeu”, afirmou  afirmou o presidente do Conselho Europeu, António Costa, em publicação no X.

Os rumores sobre a saída de Lagarde começaram a circular em fevereiro. À época, o BCE desmentiu a informação, que havia sido divulgada pelo jornal britânico Financial Times, com base em relatos de uma fonte próxima da autoridade monetária.

Segundo a publicação, a ideia da atual chefe do BCE seria deixar o cargo para permitir que o presidente da França, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro da Alemanha, Friedrich Merz, participem da escolha do novo comandante do órgão antes das eleições presidenciais francesas, no ano que vem.