metropoles.com

China divulga vídeo mostrando como seria ataque contra Taiwan

Imagens divulgadas pelo governo da China mostram como seria um possível ataque contra a ilha de Taiwan

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Ministério da Defesa da China
Imagem colorida mostra simulação de mísseis atingindo a ilha de Taiwan - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra simulação de mísseis atingindo a ilha de Taiwan - Metrópoles - Foto: Divulgação/Ministério da Defesa da China

O governo da China divulgou um vídeo mostrando como seria um ataque contra a Taiwan em meio aos exercícios militares ao redor da ilha. As imagens foram divulgadas pelo Ministério da Defesa do país e exibidas pela tv estatal chinesa nessa sexta-feira (24/5).

Uma barragem de mísseis é disparada contra a ilha, além de bombas lançadas por aeronaves durante a simulação mostrada nas imagens.

O vídeo foi divulgado em um momento de tensão na região. Na última quinta-feira (23/5), o presidente chinês Xi Jinping ordenou uma ofensiva contra Taiwan, com os exercícios militares “Espada Conjunta – 2024A (em tradução livre)”. As atividades duraram dois dias.

 

Punição

Ao anunciar os exercícios militares, o governo de Xi Jinping afirmou que a ação era uma “forte punição” contra “atos separatistas” e um aviso contra a “interferência e provocação de forças externas” no estreito de Taiwan.

O início da operação aconteceu três dias após o presidente Lai Ching-te assumir o cargo como presidente de Taiwan. Durante o discurso de posse, o político eleito em janeiro criticou abertamente as atitudes de Pequim, e pediu que o governo de Xi parasse com intimidações contra a ilha.

Lai Ching-te ainda reafirmou que Taiwan é “uma nação soberana e independente” e pediu que os chineses parassem “sua agressão” contra a região.

Um dia depois do discurso, o Ministério das Relações da China classificou a fala de Lai como “atos feios”, e afirmou que nada pode impedir a reunificação de Taiwan com a China.

Tensão dura décadas

Apesar de ser governada de forma independente desde 1949, a China nunca reconheceu a autonomia de Taiwan e há décadas ameaça retomar o controle ilha.

Nos últimos anos, a escalada militar de Pequim contra a província aumentou, com diversos exercícios militares. Além de simulações de ataques, o governo chinês fez diversas ameaças não só contra Taiwan, como também dirigidas aos Estados Unidos em retaliação a aproximação entre Washington e Taipé.

 

 

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?