China e Japão entram em confronto naval em meio a tensões

A Guarda Costeira do Japão informou ter interceptado dois navios chineses que se aproximavam de um barco de pesca

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Gallo Images/Orbital Horizon/Dados Copernicus Sentinel 2023
Imagem colorida das Ilhas Senkaku no Mar da China Oriental
1 de 1 Imagem colorida das Ilhas Senkaku no Mar da China Oriental - Foto: Gallo Images/Orbital Horizon/Dados Copernicus Sentinel 2023

Na madrugada desta terça-feira (2/12), embarcações chinesasjaponesas entraram em confronto próximo a um grupo de ilhas, no Mar da China Oriental. Ambos os países apresentam versões diferentes do ocorrido. O confronto ocorre em meio às tensões diplomáticas entre China e Japão.

As embarcações, segundo a mídia local japonesa, estavam armadas com metralhadoras. A Guarda Costeira do Japão informou ter interceptado dois navios chineses que se aproximavam de um barco de pesca.


China x Japão

  • A China e o Japão enfrentam escaladas de tensões diplomáticas e ameaças militares após as declarações da premiê Sanae Takaichi.
  • A primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, tornou-se o centro das atenções nas últimas semanas, ao afirmar que Tóquio reagirá militarmente caso a China avance sobre Taiwan. A declaração ocasionou uma longa discussão diplomática entre ambos os países.
  • Durante uma sessão no Parlamento japonês, a premiê foi questionada sobre ameaças à segurança do país. Ela afirmou que um bloqueio naval chinês a Taiwan, caso envolva ações militares, poderia representar um risco à sobrevivência do Japão, que teria de usar a força para se defender.
  • O governo chinês não reagiu bem aos comentários de Takaichi. O Ministério das Relações Exteriores da China exigiu que ela retirasse as declarações sobre Taiwan.

A Guarda Costeira da China alegou que um barco de pesca japonês entrou ilegalmente nas águas das Ilhas Diaoyu, que Tóquio afirma serem as Ilhas Senkaku. A região é disputada por ambos os países.

A China argumenta que as ilhas fazem parte de seu território, enquanto o Japão administra o local. Segundo o jornal The Sankei Shimbun, este é o 29º dia consecutivo em que embarcações chinesas invadem as águas.

O porta-voz da Guarda Costeira Chinesa, Liu Dejun, declarou que a Ilha Diaoyu e as áreas adjacentes são território inerente à China, e ordenou que o Japão cesse os atos de violação e provocação nessas águas. Ele reforçou que continuará realizando operações de fiscalização na região.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?