metropoles.com

China deve ser honesta sobre origem da Covid, diz embaixador dos EUA

Declarações vieram após Departamento de Energia dos EUA concluir que o Covid-19 poderia ter surgido em laboratório na China

atualizado

Compartilhar notícia

VCG/VCG via Getty Images
Imagem colorida: população chinesa usando máscara faz filas - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida: população chinesa usando máscara faz filas - Metrópoles - Foto: VCG/VCG via Getty Images

O embaixador dos Estados Unidos (EUA) na China disse que o governo chinês deve ser “mais honesto” sobre as origens da pandemia de Covid-19. Nicholas Burns cobrou respostas de Pequim nesta segunda-feira (27/2), após o Departamento de Energia norte-americano concluir que a pandemia teria surgido após um vazamento em um laboratório chinês.

Por transmissão de vídeo, o embaixador falou em um evento da Câmara de Comércio dos EUA que a China deve exercer um papel mais ativo na OMS (Organização Mundial de Saúde).

Além disso, segundo a agência de notícia Reuters, Burns disse que a China também precisa “ser mais honesta sobre o que aconteceu três anos atrás em Wuhan com a origem da crise da Covid-19”

As declarações vieram após o Wall Street Journal informar, neste domingo (26/2), que o Departamento de Energia dos EUA concluiu que a pandemia de Covid-19 teria sido causada por um vazamento do vírus em um laboratório chinês. Pequim, por outro lado, nega que essa versão seja verdadeira.

O próprio departamento admite que a sua avaliação foi feita baseada em um relatório confidencial de “baixa confiança” entregue recentemente à Casa Branca e a representantes do Congresso americano, segundo a publicação.

Ainda segundo o jornal, outras quatro agências do governo americano juntamente com um painel de inteligência nacional concluem que a pandemia provavelmente foi causada por transmissão natural. Outras duas agências ainda não tem conclusões sobre a origem da pandemia de coronavírus.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?