metropoles.com

Casa Branca responsabiliza Ortega pela violência na Nicarágua

Segundo a porta-voz do governo americano, os protestos foram respondidos com “violência indiscriminada”, deixando ao menos 350 mortos

atualizado

Compartilhar notícia

Pixabay/Divulgação
Casa Branca
1 de 1 Casa Branca - Foto: Pixabay/Divulgação

A Casa Branca responsabilizou o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, e a primeira-dama e vice-presidente, Rosario Murillo, pelas violações aos direitos humanos e a violência durante os protestos maciços que abalam o país desde abril.

A porta-voz da Casa Branca, Sarah Huckabee Sanders, disse nesta segunda-feira (30/7) que a população nicaraguense foi às ruas para exigir reformas democráticas depois que o governo realizou eleições fraudulentas e manipulou leis para reprimir os partidos de oposição e a imprensa independente.

Segundo Sarah, os protestos foram respondidos com “violência indiscriminada“, deixando ao menos 350 mortos, milhares de feridos e centenas de pessoas falsamente acusadas de “golpistas” “terroristas” presas. Outras foram torturadas ou estão desaparecidas, acrescentou o governo americano.

“O presidente Ortega e a vice-presidente Murillo são os verdadeiros responsáveis pela força parapolicial pró-governo que tem tratado brutalmente a população”, diz o comunicado oficial. Sarah expressou o apoio americano ao processo de diálogo nacional coordenado pela Igreja Católica e afirmou que as sanções a funcionários nicaraguenses por violar direitos humanos são apenas o começo.

Além disso, os EUA pediram a devolução de veículos que haviam sido doados para a Polícia Nacional da Nicarágua. Os carros foram utilizados para reprimir violentamente protestos pacíficos, argumenta Washington. O governo americano também suspendeu as doações previstas de outros equipamentos para as agências de segurança nicaraguenses.

Washington ainda apoiou uma resolução adotada pela Organização dos Estados Americanos (OEA), que condenou a violência, apoiou o trabalho da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) e pediu um calendário eleitoral acordado em negociações.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?