Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Mundo

Calor derrete asfalto e obstrui trilhos de bonde na Alemanha

Em Leipzig, calor de 40ºC amoleceu revestimento de asfalto e concreto, que escorreu para os trilhos

28/06/2026 23:54
Compartilhar notícia
Heiko Rebsch/dpa/picture alliance
Imagem colorida de calor extremo que derreteu asfalto

A onda de calor extremo que castiga partes da Europa provocou uma cena surreal na cidade de Leipzig, na Alemanha: o derretimento do revestimento no entorno dos trilhos do bonde, levando à suspensão do transporte na tarde deste sábado (27/06) – único serviço de mobilidade sobre trilhos na cidade do leste alemão.

Segundo a LVB, empresa de transporte de Leipzig, as altas temperaturas fizeram com que, em muitos pontos da rede, o material de vedação de asfalto e concreto escorresse para os desvios e trilhos, onde se acumulou. Um funcionamento seguro dos bondes não é possível no momento, informou a empresa, e por isso o serviço foi suspenso até a madrugada de segunda-feira.

“A massa entre os trilhos e o asfalto se liquefez e chegou a empelotar em alguns pontos”, confirmou uma porta-voz da empresa ao jornal Leipziger Zeitung.

Inicialmente, a LVB havia suspendido o serviço apenas até a noite de domingo, mas o período acabou prorrogado.

Os efeitos do calor de mais 40ºC foram intensificados pelo atrito dos trilhos com a passagem dos bondes, que arrastavam a massa de asfalto amolecida por vários metros, provocando a obstrução dos trilhos.

O calor também tirou de operação parte da frota de ônibus da cidade.

A LVB afirma que ainda avalia a extensão dos danos e a retomada normal de suas operações. “O serviço de ônibus continuará sendo mantido, na medida do possível, de acordo com o horário. No entanto, devido à situação excepcional e à carga contínua de calor elevado, pode haver casos isolados de cancelamentos ou atrasos”, disse.

Supermercados sem resfriamento

Espécie de mini-Berlim muito querida entre os jovens, Leipzig, no estado da Saxônia, já sofria há uma semana com temperaturas acima dos 30ºC.

A sobrecarga à rede elétrica gerada pelo calor parece ter sido tamanha que diversos supermercados tiveram problemas para manter suas lojas refrigeradas no sábado, informou o Leipziger Zeitung.

Europa assa sob o calor

A onda de calor na Alemanha, que começa a ceder na noite deste domingo, quebrou recordes históricos de temperatura por três dias seguidos.

O novo valor máximo de 41,7ºC foi medido por volta das 16h em Coschen, no estado de Brandemburgo, na fronteira com a Polônia. Na sexta-feira, já havia sido registrado um primeiro pico de 41,3ºC em Saarbrücken, no Sarre, seguido no sábado por 41,5ºC em Drewitz, na Saxônia-Anhalt.

Na madrugada de sábado para o domingo, o país também teve a noite mais quente desde o início dos registros: 29,4ºC, medidos em Kubschütz, na Saxônia. Os dados, contudo, são preliminares e ainda serão confirmados pelo Serviço Meteorológico da Alemanha (DWD).

Em muitas localidades, equipes de resgate e o corpo de bombeiros estiveram mobilizados continuamente.

Outros países europeus também registraram recordes de temperatura. Na República Tcheca, a estação meteorológica em Doksany, ao norte de Praga, indicou 41,1ºC. Na Suíça, houve um recorde de calor para o mês de junho, com 39ºC. Na Dinamarca, ao norte de Aarhus, foi registrado um recorde de calor de 37ºC.

Além dos danos à infraestrutura, o clima extremo também está provocando um aumento de mortes em toda a Europa. Somente na França, as autoridades contabilizaram cerca de mil mortes adicionais em apenas três dias – a maioria pessoas com mais de 65 anos.

Leia outras reportagens como esta na DW, parceira do Metrópoles.