Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Mundo

Bukele está seguindo o mesmo caminho de Hugo Chávez, diz ONG

A manifestação ocorre após ser aprovada reforma constitucional pela Assembleia Legislativa do país que dá ao presidente reeleição ilimitada

02/08/2025 01:20, atualizado 02/08/2025 01:22
Compartilhar notícia
Getty Images / Arquivo
O presidente Nayib Bukele na comemoração de 6 anos no comando de El Salvador

Human Rights Watch, organização não governamental de direitos humanos, acredita que El Salvador está a caminho de se tornar uma ditadura, como a Venezuela governada por Hugo Chávez.

A avaliação é do vice-diretor para as Américas da HRW, Juan Pappier, após ser aprovada na quinta-feira (31/7) a reforma constitucional pela Assembleia Legislativa do país que dá ao presidente Nayib Bukele reeleição ilimitada.

“Eles estão seguindo o mesmo caminho da Venezuela. Começa com um líder que usa sua popularidade para concentrar poder e termina com uma ditadura”, registrou a ONG em postagem no X (ex-Twitter).

Também no X, Pappier alertou que a Corte Interamericana de Direitos Humanos tem sido clara a respeito dos riscos para a democracia de propostas como a de El Salvador.

Ele destacou ainda que o vice-presidente Félix Ulloa apagou postagem em que afirmava não concordar com a reeleição contínua. Ulloa lembrou que o projeto não foi contemplado nos estudos feitos sobre reformas constitucionais, iniciado em 2020 e finalizado em 2021.