“Brasil teve sucesso onde os EUA falharam”, diz NYT sobre Bolsonaro

Segundo jornal norte-americano, Trump “não se limitou a criticar o esforço do Brasil em defender a democracia: ele também a puniu”

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução/The New York Times
Imagem colorida do jornal The New York Times
1 de 1 Imagem colorida do jornal The New York Times - Foto: Reprodução/The New York Times

O jornal norte-americano The New York Times publicou, nesta sexta-feira (12/9), um artigo de opinião no qual afirma que o “Brasil teve sucesso onde os Estados Unidos falharam”. A análise foi feita após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e 3 meses de prisão, por liderar uma trama golpista para tentar se manter no poder após a derrota eleitoral de 2022.

“Esses acontecimentos contrastam fortemente com os Estados Unidos, onde o presidente Trump, que também tentou anular uma eleição, foi enviado não para a prisão, mas de volta à Casa Branca”, escreveu o artigo assinado por Steven Levitsky, professor de Harvard, e Filipe Campante, professor da Universidade Johns Hopkins, nos EUA.


Condenação

  • A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, nessa quinta-feira (11/9), Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e 3 meses de prisão, por liderar uma trama golpista para tentar manter-se no poder após a derrota eleitoral de 2022.
  • O julgamento terminou com o placar de 4 x 1: os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin votaram pela condenação; Luiz Fux votou pela absolvição.
  • As defesas do ex-presidente e de outros sete aliados, que também foram condenados, podem recorrer a recursos previstos na legislação, mas os caminhos são limitados e, em sua maioria, não permitem rever a decisão final tomada pela Primeira Turma.
  • Após a conclusão do julgamento, o próximo passo é a publicação do acórdão, documento que formaliza os votos e a decisão dos ministros.

Segundo o artigo, que compara a situação do ex-presidente Jair Bolsonaro com a do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Eles afirmam que Trump “não se limitou a criticar o esforço do Brasil em defender a democracia: ele também a puniu”.

A citação faz referência à decisão de Trump de impor uma tarifa de 50% sobre a maioria das exportações brasileiras, além de sanções contra ministros do STF.

“Em suma, o governo Trump tem buscado usar tarifas e sanções para intimidar os brasileiros a subverter seu sistema jurídico — e, consequentemente, sua democracia”, analisou o artigo.

O jornal apontou que o governo norte-americano “está punindo os brasileiros por fazerem algo que os americanos deveriam ter feito, mas não fizeram: responsabilizar um ex-presidente por tentar anular uma eleição”.

Em 2024, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos apresentou acusações contra Trump por “seus esforços para anular a eleição de 2020”.

“Trump violou a regra fundamental da democracia quando se recusou a aceitar a derrota na eleição de 2020 e tentou anular os resultados em uma campanha que culminou na insurreição de 6 de janeiro de 2021” citou o jornal, em relação a invasão no capitólio.

Para complementar, o artigo destaca que Bolsonaro “inspirou-se fortemente no manual de Trump”.

No fim, eles alegam que “a democracia brasileira é hoje mais saudável do que a americana. Conscientes do passado autoritário do país, as autoridades judiciais e políticas brasileiras não deram a democracia por garantida”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações