metropoles.com

Vídeo: baleia é atacada por foca na África do Sul, e imagens viralizam

O caso aconteceu no porto de Hout Bay, na Cidade do Cabo, África do Sul. Devido aos ferimentos graves, a baleia precisou ser sacrificada

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Imagem colorida de foca atacando baleia - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de foca atacando baleia - Metrópoles - Foto: Reprodução

Uma situação para lá de inusitada viralizou na internet recentemente. Um vídeo publicado nas redes sociais mostra o momento em que uma baleia é atacada por uma foca, no porto de Hout Bay, na Cidade do Cabo, África do Sul.

Veja o ataque:

O vídeo mostra a baleia, da espécie cachalote-anão, com a cabeça machucada e visivelmente desorientada. Após perceber o ataque, ela solta um líquido semelhante a sangue, mas que, na verdade, é uma tinta escura, liberada com intuito de escapar de ataques e enganar os predadores.

Mesmo após a liberação da tinta, é possível ver que a foca não desiste e continua atacando o animal.

Sonar da baleia falhou

O ataque aconteceu em águas rasas, por isso o animal não conseguiu ativar o sistema sonar — ou ecolocalização — responsável por emitir uma onda sonora que ecoa para fornecer informações sobre distância e tamanho de determinados objetos. Por isso, durante a fuga, o bicho atinge uma pedra, o que a deixa ainda mais confusa.

Segundo testemunhas, autoridades chegaram ao local para tentar ajudar a baleia, mas informaram que nada poderia ser feito pelo animal.

O gerente da equipe de Gestão Costeira da Cidade do Cabo, Gregg Oelofse, explicou a jornais locais que animais como a baleia cachalote-anão precisam de águas profundas para que seus sistemas de sonar funcionem.

“Quando entram em águas rasas, em profundidades inferiores a 20 metros, esses animais ficam angustiados e desorientados. Foi isso o que aconteceu quando essa baleia entrou no porto”, disse Gregg.

Por estar muito ferida, a baleia precisou ser sacrificada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações