metropoles.com

Atirador de mercado em NY tem 18 anos. FBI investiga motivação racial

Até o momento, 10 mortes foram confirmadas por autoridades de Buffalo, segunda maior cidade de NY, onde ocorreu o massacre

atualizado

Compartilhar notícia

John Normile/Getty Images
Imagem colorida mostra pliciais em frente ao supermercado Tops, em Buffalo, Nova York, após ataque em massa - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra pliciais em frente ao supermercado Tops, em Buffalo, Nova York, após ataque em massa - Metrópoles - Foto: John Normile/Getty Images

O Federal Bureau of Investigation (FBI) apura o massacre no supermercado de Buffalo, cidade do estado de Nova York, como crime racial. Autoridades locais deram entrevista coletiva à imprensa norte-americana, transmitida pela internet, na qual confirmaram 10 mortes após um homem entrar no estabelecimento fortemente armado e atirar contra as pessoas.

O assassino, que tem 18 anos, escreveu manifesto no qual se descreve como um supremacista branco.

Ao todo, 13 pessoas foram atingidas com os disparos do jovem. Entre elas, 11 eram negras. A polícia de Buffalo, a Swat e o FBI, que trata a situação como crime de ódio com motivação racial, investigam o caso.

Joseph Gramaglia, comissário de polícia de Buffalo, afirmou que o homem estava fortemente armado. John Garcia, xerife do Condado de Erie County, completou: “Foi um crime de ódio com motivação racial. Foi por pura maldade”.

Além disso, confirmou que o assassino não era da cidade e “viajou por horas” para chegar a Buffalo. Até a última atualização deste texto, a identidade do criminoso ainda não havia sido divulgada.

O atirador, que abriu fogo contra clientes de um supermercado nos EUA e transmitiu o ataque pela Twitch, plataforma de streamings, estava com equipamentos de proteção e armas de alto calibre.

Após atirar contra clientes e o segurança do mercado, ele se ajoelhou e colocou a arma no pescoço, indicando que tiraria a própria vida, mas a polícia ordenou que ele se entregasse. O homem obedeceu e foi preso.

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, ligou para a governadora de Nova York e pediu o máximo de atenção na apuração dos fatos. Kathy Hochul informou no Twitter que estava a caminho de Buffalo para acompanhar de perto o caso.

Transmissão ao vivo

Imagens gravadas pelo próprio atirador mostram o homem na parte de fora do supermercado pouco antes de atirar contra clientes. Somente no estacionamento, ele acertou quatro pessoas.

Veja vídeo na Twitch antes do ataque: 

Quando chegou ao estabelecimento, a polícia encontrou diversas vítimas na área externa do supermercado e outras dentro da loja.

Clique aqui para ver o vídeo.

Veja o primeiro comunicado da polícia local após a tragédia:

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?