metropoles.com

Atirador da Nova Zelândia atendia crianças de graça

Brenton Tarrant trabalhou como voluntário e chegou a ser considerado um profissional dedicado

atualizado

Compartilhar notícia

MARK BAKER/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Ataques a mesquistas deixam mortos na Nova Zelândia
1 de 1 Ataques a mesquistas deixam mortos na Nova Zelândia - Foto: MARK BAKER/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Um dos responsáveis pelo ataque a tiros em uma mesquita na Nova Zelândia, Brenton Tarrant, de 28 anos, trabalhou como personal trainer e atendia crianças gratuitamente. O fato foi apurado pelo site australiano ABC.

Tarrant trabalhou em uma academia localizada em uma cidade a 612 km de Sidney, Grafton, entre 2009 e 2011, na Austrália. Durante esse período, ele participou de um programa voluntário que treinava crianças do bairro na prática de esportes. Ele foi descrito como um profissional dedicado, que levava muito à sério a prática de exercícios físicos.

Após a morte do pai, aos 49 anos, vítima de um câncer, Tarrant partiu em uma viagem pelo mundo financiada por um investimento feito por ele em bitcoins. A viagem durou sete anos e, segundo acreditam pessoas próximas, foi nessa época que ele teria se interessado por ideias radicais.

O ataque
Cerca de 49 pessoas foram assassinadas e mais de 20 ficaram seriamente feridas no ataque em Christchurch na madrugada desta sexta-feira (15/3). A polícia do país tem quatro pessoas em custódia, mas não informou se o australiano Tarrant é uma delas.

Tarrant foi o responsável pela transmissão ao vivo das imagens do ataque pelo Facebook. Antes do atentado, ele publicou um documento de 74 páginas que cita como motivação o “genocídio branco”, um termo tipicamente usado por grupos racistas para se referir à imigração e ao crescimento de outras populações.

No manifesto, Tarrant declarou ter escolhido ChristChurch como alvo há três meses. “Eu só vim para a Nova Zelândia para viver temporariamente enquanto eu planejava e treinava, mas logo vi que o país era um alvo”, escreveu.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?