Ataque aéreo israelense atinge sede do exército da Síria. Vídeo

Imagens mostram o momento em que o complexo é atingido por mísseis, provocando explosões e colunas de fumaça

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução
Imagem colorida de explosão na Síria
1 de 1 Imagem colorida de explosão na Síria - Foto: Reprodução

O exército israelense atingiu, nesta quarta-feira (16/7), o Complexo do Estado-Maior do Exército Sírio, em Damasco, deixando pelo menos 18 pessoas feridas. A ação faz parte de uma série de ataques aéreos israelenses na província de Suwayda, no sul da Síria, onde conflitos entre as comunidades drusa e beduína têm se intensificado.

Imagens mostram o momento em que o complexo é atingido por mísseis, provocando explosões e colunas de fumaça. Veja:

De acordo com a agência estatal SANA, até o momento, 13 pessoas foram reportadas como feridas.


Israel volta atacar Síria

  • As Forças de Defesa de Israel (FDI) voltaram a atacar a Síria, em meio aos confrontos étnicos que mataram mais de 200 pessoas em dois dias.
  • Desde o último dia 11 de julho, uma onda de sequestros tomou conta da cidade de Sweida, no sul do país, envolvendo drusos e beduínos que moram na região de maioria drusa. Com o início da violência, tropas do governo sírio, agora liderado pelo ex-jihadista Ahmed al-Sharaa, foram enviadas para o local e se juntaram aos beduínos.
  • Em um comunicado conjunto com o ministro da Defesa israelense, Israel Katz, Benjamin Netanyahu afirmou que a nova ofensiva contra a Síria foi uma defesa aos drusos que vivem no país e mantêm relações históricas com Israel.

As Forças de Defesa de Israel (IDF) informaram, pela manhã, que atingiram “a entrada do quartel-general militar do regime sírio na região de Damasco, na Síria”.

“As IDF continuam a monitorar os acontecimentos e as ações do regime contra civis drusos no sul da Síria. De acordo com as diretrizes do escalão político, as IDF estão realizando ataques na área e permanecem preparadas para vários cenários”, alegou o exército.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, pediu aos cidadãos drusos que não cruzassem a fronteira para a Síria, afirmando: “As Forças de Defesa de Israel (IDF) estão atuando, a Força Aérea está atuando, outras forças estão atuando. Estamos agindo para salvar nossos irmãos drusos e eliminar as milícias do regime.”

“E agora tenho um pedido para vocês: vocês são cidadãos de Israel. Não cruzem a fronteira. Vocês estão colocando suas vidas em risco; vocês podem ser assassinados, podem ser sequestrados, e estão prejudicando os esforços das IDF”, contou Netanyahu, em um vídeo divulgado nas redes sociais.

O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, alertou que a Síria sofrerá “golpes dolorosos” e afirmou que, após o ataque ao complexo do exército sírio, esses golpes já começaram.

O secretário dos Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou que o país está “muito preocupado” com a situação: ““Vamos trabalhar nessa questão neste momento. Acabei de falar por telefone com as partes relevantes. Estamos muito preocupados com isso e esperamos ter algumas atualizações ainda hoje. Mas estamos muito preocupados com isso.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?