metropoles.com

Argentina aprova resolução de repúdio ao atentado contra Kirchner

Deputados aliados e de oposição se uniram para assinar carta que rechaça o ataque sofrido por Kirchner e apela pela convivência pacífica

atualizado

Compartilhar notícia

David Fernandez/epa
Cristina  Kirchner
1 de 1 Cristina Kirchner - Foto: David Fernandez/epa

A Câmara dos Deputados da Argentina realizou, nesse sábado (4/9), uma sessão especial para manifestar repúdio à tentativa de assassinato contra a vice-presidente Cristina Kirchner.

A sessão foi composta por deputados de partidos aliados e de oposição e outras autoridades – como ministros e embaixadores – que transmitiram uma mensagem de unidade política e repúdio ao atentado sofrido por Cristina na noite de quinta-feira (1º/9).

“A Ilustre Câmara dos Deputados da Nação expressa seu forte repúdio à tentativa de magnicídio. Exigimos o pronto e completo esclarecimento e a condenação dos responsáveis por este lamentável acontecimento, que mancha a vida na democracia. Exortamos a toda liderança e à população que busquem os caminhos que levem à paz social”, diz um trecho da carta aprovada pela Casa.

0

Tentativa de assassinato

A tentativa de assassinato contra a vice-presidente argentina ocorreu enquanto Cristina acenava para simpatizantes na frente de sua casa no bairro da Recoleta, em Buenos Aires, na noite quinta-feira (1º/9).

Fernando Sabag Montiel, de 35 anos, estava no local com uma pistola calibre 32 — de fabricação argentina — carregada com cinco balas e tentou disparar contra o rosto da vice-presidente, mas os tiros falharam. O brasileiro foi preso.

No dia seguinte, Cristina contou em um breve depoimento à juíza María Eugenia Capuchetti e ao promotor Carlos Rívolo, que conduzem o inquérito, não ter percebido o momento em que o Sabag Montiel apontou uma arma contra sua cabeça. Ela afirmou que só tomou conhecimento do que havia acontecido minutos depois, quando entrou em casa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações