Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Mundo

Após prisão, ex-ministro da Defesa da Coreia do Sul tenta se matar

Kim Young-hyun renunciou ao cargo após atual presidente da Coreia do Sul decretar lei marcial no país e foi detido posteriormente

11/12/2024 15:52
Alex Wong/Getty Images
Imagem colorida mostra ex-ministro da Defesa da Coreia do Sul - Metrópoles

Kim Young-hyun, ex-ministro da Defesa da Coreia do Sul, tentou tirar a própria vida em uma cadeia em Seul, capital do país. O caso aconteceu nesta quarta-feira (11/12).

Ele renunciou ao cargo no último dia 4 de dezembro, após o presidente sul-coreano, Yoon Suk Yeol, declarar lei marcial no país e, em seguida, recuar após pressão do Parlamento.

Um dia depois do episódio, Yong-hyun se desculpou pelo episódio e apresentou sua renúncia. Outros ministros do atual governo-sul coreano também seguiram o mesmo caminho.

Apesar do pedido de desculpa, o ex-ministro da Defesa da Coreia do Sul foi na noite de terça-feira (10/12), acusado de tentativa de insurreição.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

A decisão do presidente Suk Yeol, que queria substituir leis civis por leis militares e ampliar o poder do Executivo, foi vista por muitos como uma tentativa de golpe de Estado em meio a instabilidade de seu governo. 

O decreto de lei marcial, no entanto, foi vetado pelo maioria do Parlamento. Suk Yeol, então, foi obrigado a voltar atrás e revogar a decisão.