Após nova ameaça de Trump, Irã apresenta proposta de paz com 14 pontos

Proposta exige uma indenização dos Estados Unidos pelos danos da guerra e a liberação de ativos iranianos congelados no exterior

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Arte Metrópoles
Bandeira Irã e EUA - Metrópoles
1 de 1 Bandeira Irã e EUA - Metrópoles - Foto: Arte Metrópoles

O Irã apresentou nesta segunda-feira (18/5) uma nova proposta de paz aos Estados Unidos, por meio do Paquistão, que intermedeia as negociações diplomáticas.

A informação foi divulgada pela agência iraniana Tasnim, ligada à Guarda Revolucionária Islâmica do Irã, citando uma fonte próxima às conversas.

Segundo esta fonte, a nova proposta tem 14 pontos e está focada nas negociações para o fim da guerra e em medidas de construção de confiança por parte dos americanos.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmaeil Baghaei, disse que as exigências do Irã incluem a liberação de ativos congelados no exterior e a retirada de sanções contra o país.


Entenda

  • Baghaei defendeu as exigências do Irã e, entre elas, destacou a liberação de bens iranianos congelados no exterior e o levantamento de sanções de longa data.
  • “Os pontos levantados são exigências iranianas que têm sido firmemente defendidas pela equipe de negociação iraniana em todas as rodadas de negociações”, afirmou.
  • O porta-voz também defendeu que os EUA paguem uma reparação de guerra uma vez que, o conflito tenha sido “ilegal e sem fundamento”.
  • Baghaei também se manifestou sobre a possibilidade de mais um confronto e afirmou que o Irã está preparado para qualquer eventualidade.

No começo do mês, o Irã chegou a enviar um texto, também com 14 pontos, para o fim do conflito no Oriente Médio. A proposta, no entanto, foi recusada pelo governo do presidente americano Donald Trump. O porta-voz iraniano afirmou que o Irã refez a proposta após receber comentários e emendas de intermediadores paquistaneses.

“Embora os Estados Unidos tenham rejeitado explicitamente este plano, recebemos uma série de comentários e emendas do lado paquistanês. Analisamos as propostas e, como anunciado ontem, comunicamos nossos pontos de vista ao lado americano”, afirmou Baghaei.

Segundo o jornal Al-Jazeera, o Irã exige também uma indenização dos EUA pelos danos de guerra, o fim do bloqueio americano aos portos iranianos e a o fim dos combates em todas as frentes, inclusive no Líbano, onde o Exército de Israel continua realizando ações militares, apesar de um cessar-fogo estar teoricamente em vigor.

Trump faz nova ameaça

Por parte dos Estados Unidos, sabe-se que as exigências para o fim da guerra incluem que o Irã faça concessões sobre seu programa nuclear e a reabertura do Estreito de Ormuz.

Nesse domingo (18/5), Donald Trump voltou a ameaçar o país persa, dizendo que “precisam agir rápido”.

“Para o Irã, o temo está correndo, e eles precisam agir rápido, ou não restará nada deles.O tempo é essencial”, escreveu Trump na rede social.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?