metropoles.com

Após visita de Lula, arte “Pelé Beijoqueiro” ganha as ruas de Bogotá

A obra do artista visual Luis Bueno mostra Pelé beijando o escritor colombiano Gabriel García Márquez

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Redes Sociais
"Pelé Beijoqueiro" em frente ao Centro Cultural Gabriel García Márquez - Metrópoles
1 de 1 "Pelé Beijoqueiro" em frente ao Centro Cultural Gabriel García Márquez - Metrópoles - Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Embaixada do Brasil, em Bogotá, com o apoio do Instituto de Cultura Brasil-Colômbia (Ibraco), levou à capital colombiana a série de arte urbana “Pelé Beijoqueiro”, do artista visual Luis Bueno.

Na nova série da obra, o Rei Pelé aparece beijando o escritor colombiano Gabriel García Márquez, um pedido exclusivo da embaixada, devido ao evento literário, com o apoio do Instituto de Cultura Brasil-Colômbia (Ibraco) — a mesma que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou, na última quarta-feira (17/4), para prestigiar a obra de arte urbana “Pelé Beijoqueiro”.

Lambe-lambes de uma imagem exclusiva, criada a pedido da embaixada, foram coladas por Bueno em diferentes pontos de Bogotá, como a parede lateral na entrada do pavilhão do Brasil na Feria Internacional del Libro de Bogotá (FILBo), em Corferias; Ibraco (área interna do instituto e muro contíguo na Praça República Federativa do Brasil), em Santa Bibiana; Centro Cultural Gabriel García Márquez, em La Candelaria; e Biblioteca Pública Gabriel García Márquez, em El Tunal.

 Para a imagem com o escritor García Márquez, Bueno escolheu uma em que o escritor estivesse sorrindo. “Acho que é emblemática da figura pública dele e da beleza de sua literatura, que casa bem com todas as alegrias que Pelé trouxe quando jogou futebol”, disse o artista.

0

Lula posou ao lado do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, em frente ao lambe-lambe.

Desde 2010

A série “Pelé Beijoqueiro” surgiu em 2010, a partir de uma fotografia original do jogador beijando o boxeador norte-americano Muhammad Ali. Bueno recorta a imagem e substitui o boxeador por diversas personalidades, como Salvador Dali, Mona Lisa, Maradona e, na edição de 2023, o cantor de tango Carlos Gardel, na Embaixada do Brasil, em Buenos Aires.

O trabalho foi exposto em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires, Santiago, Londres, Nova York e Paris.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?