metropoles.com

Ao menos 13 mortos e 30 feridos em ataque suicida em Cabul, no Afeganistão

Atentado aconteceu perto de um centro educacional na capital afegã

atualizado

Compartilhar notícia

Ao menos 13 pessoas morreram e 30 ficaram feridas neste sábado (24/10) por conta da explosão de uma bomba perto de um centro educacional em Cabul, capital do Afeganistão, segundo o Ministério do Interior. O ataque ocorreu perto de um centro de treinamento para estudantes, no oeste da capital afegã, declarou Tareq Arian, porta-voz do Ministério.

“Um kamikaze que queria entrar no centro educacional foi identificado pelos guardas. Ele se explodiu no caminho que conduz ao centro, antes de poder entrar”, detalhou. O porta-voz informou que relatórios preliminares apontam que 13 pessoas morreram e outras 30 foram feridas.

Um vídeo feito no local do ataque e compartilhado nas redes sociais mostra vários corpos cobertos por mantas  em uma estrada de terra, enquanto os feridos são transportados para fora do local. Um funcionário do centro confirmou que a explosão ocorreu no estacionamento do centro.

Um porta-voz do Taleban negou no Twitter a responsabilidade pelo ataque, que ocorreu em um momento delicado, quando equipes dos insurgentes e do governo se reúnem no Catar para buscar um acordo de paz, mesmo com o aumento da violência e a retirada das tropas dos Estados Unidos.

O oeste de Cabul é povoado principalmente por hazaras, uma etnia quase exclusivamente xiita, que é frequentemente atacada pelo grupo Estado Islâmico. O Afeganistão registra um aumento da violência, enquanto os talibãs e o governo começaram em setembro negociações em Doha para encerrar décadas de guerra, até o momento sem grandes avanços.

Na mesma área de Cabul, dezenas de estudantes morreram em um ataque a outro centro educacional em 2018, enquanto em maio homens armados atacaram uma maternidade, matando 24, incluindo mães e bebês.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?