metropoles.com

América Latina: líderes parabenizam Petro por vitória na Colômbia

Eleito ao lado de Francia Márquez, primeira vice-presidente negra do país, Petro saiu vitorioso do segundo turno, com 50,44% dos votos

atualizado

Compartilhar notícia

Guillermo Legaria/Getty Images
Gustavo Petro Francia Marquez colombia
1 de 1 Gustavo Petro Francia Marquez colombia - Foto: Guillermo Legaria/Getty Images

Após a vitória de Gustavo Petro nas eleições presidenciais da Colômbia, no fim de domingo (19/6), grandes nomes da política internacional utilizaram as redes sociais para parabenizar o ex-senador e novo presidente — o primeiro líder de esquerda do país.

Petro saiu vitorioso do segundo turno, com 50,44% dos votos válidos, eleito ao lado de Francia Márquez, primeira vice-presidente negra da história do país. Rodolfo Hernández, o adversário, teve 47,31%. Os votos nulos somaram 2,24%. Os percentuais levam em conta 100% dos votos apurados.

Na América Latina, o presidente Jair Bolsonaro (PL) está na lista dos líderes que ainda não se manifestaram publicamente sobre a vitória de Petro. Representantes de países como México, Argentina, Chile, Venezuela, Cuba, Bolívia, Peru, Nicarágua e Equador publicaram felicitações a Petro.

Nas redes sociais, Gabriel Boric, presidente do Chile, parabenizou Petro pela vitória. “Acabo de falar com @petrogustqvo para cumprimentá-lo por sua vitória na presidência da Colômbia. Alegria para América Latina”, escreveu.

Andrés Manuel, presidente do México, classificou a vitória de Petro como “histórica”. “Os conservadores da Colômbia sempre foram tenazes e duros”, afirmou Manuel. “O triunfo de hoje pode ser o fim dessa maldição e a aurora para esse povo fraterno e digno”, declarou.

Alberto Fernández, presidente da Argentina, disse estar “cheio de orgulho da vitória de Petro e Francia Marquez”. “Sua vitória convalida a democracia e assegura o caminho para uma América Latina mais integrada neste tempo que exige de nós a máxima solidariedade entre povos irmãos”, pontuou.

Nicolás Maduro, líder venezuelano, avaliou que a vitória de Petro e Francia demonstra que a vontade do povo colombiano “foi ouvida”. “Novos tempos se aproximam para este país irmão”, escreveu.

Pedro Castillo, presidente peruano, afirmou que a vitória de Petro une as nações com uma busca por “melhorias coletivas, sociais e de integração regional” para os povos de ambos os países.

O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, parabenizou a eleição de Petro e destacou que o país está “disposto a avançar no desenvolvimento das relações bilaterais pelo bem-estar dos povos”.

Nas redes sociais, Luis Arce, presidente boliviano, também parabenizou o líder colombiano e disse que a “integração latino-americana” se fortalece com sua vitória.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?