Alemanha condena EUA por concessões à Rússia antes de acordo de paz

Ucrânia e Rússia completarão, em 24 de fevereiro, três anos de guerra. Alemanha reprova decisão dos EUA por concessões a Putin

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Serviço de Emergência da Ucrânia/Facebook
Bombeiros tentando apagar chamas de prédios bombardeado por russos -- Metr®´
1 de 1 Bombeiros tentando apagar chamas de prédios bombardeado por russos -- Metr®´ - Foto: Serviço de Emergência da Ucrânia/Facebook

O ministro da Defesa da Alemanha, Boris Pistorius, criticou os Estados Unidos por aceitarem fazer concessões à Rússia antes mesmo das negociações de paz, descartando a adesão da Ucrânia à Otan. Os dois países estão em guerra desde o início de 2022.


Entenda

  • Além da Alemanha, países como Reino Unido, França e Espanha endossaram que EUA não deveria ter feito concessões à Rússia.
  • Conflito está próximo de completar três anos, em 24 de fevereiro.
  • Recém-empossado, Trump foi convidado a visitar a Rússia para discussões presenciais.

Pistorius afirmou que os EUA, sob a presidência de Donald Trump, não deveriam aceitar tais concessões, permitindo que a Ucrânia tenha de abrir mão de parte do território ao presidente russo, Vladimir Putin. As declarações ocorreram após Trump afirmar que está pronto para negociar com a Rússia sobre o conflito.

“Na minha opinião, teria sido melhor falar sobre uma possível adesão da Ucrânia à Otan ou em possíveis perdas de território na mesa de negociações”, defendeu Pistorius.

A posição do ministro alemão foi endossada pelo ministro das Forças Armadas da França, Sébastien Lecornu, que alertou contra uma “paz pela fraqueza”, contrapondo à formulação “paz pela força”, defendida nominalmente pelo chefe da Casa Branca.

Diálogo

Trump quer se posicionar como o pacificador do conflito. Em conversa que durou uma hora e meia, o presidente dos EUA afirmou que ele e Putin concordaram em trabalhar “muito próximos” para encontrar uma solução para a guerra. Recém-empossado, Trump foi convidado a visitar a Rússia para discussões presenciais.

Logo depois, o presidente americano procurou o presidente ucranina, Volodymyr Zelensky, para discutir o tema e afirmou que o líder ucraniano também deseja a paz “assim como o presidente Putin”.

Reações

As declarações de Trump e Putin geraram reações negativas em diversos países da Europa, onde a possibilidade de a Ucrânia encerrar a guerra sem ceder territórios é considerada “irrealista”.

Porta-vozes do Reino Unido, da França, Alemanha, Itália, Polônia e Espanha afirmaram que estão “prontos para aumentar nosso apoio” à Ucrânia e reforçaram o compromisso com a “independência, soberania e integridade territorial” do país.

“Nossos objetivos compartilhados devem ser colocar a Ucrânia em uma posição de força. A Ucrânia e a Europa devem fazer parte de quaisquer negociações. A Ucrânia deve receber fortes garantias de segurança”, declarou o grupo de países Weimar+.

O secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, foi questionado na manhã desta quinta-feira se o país estaria traindo a Ucrânia. Ele negou.

“Não há traição. Há um reconhecimento de que o mundo inteiro e os EUA estão investidos na paz, em uma paz negociada”, ressaltou. “Trump é o melhor negociador do planeta”, acrescentou o secretário.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?