metropoles.com

Ajuda humanitária entra em Gaza por nova passagem ao norte. Veja fotos

Gaza está no centro do conflito humanitário entre Israel e o Hamas, que ocorre desde 7/10 e ceifou a vida de mais de 34 mil palestinos

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Forças Armadas de Israel
Imagem colorida de comboio de caminhões com ajuda humanitária entrando na Faixa de Gaza - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de comboio de caminhões com ajuda humanitária entrando na Faixa de Gaza - Metrópoles - Foto: Divulgação/Forças Armadas de Israel

O governo de Israel, por meio das Forças Armadas, anunciou, nesta sexta-feira (12/4), que o primeiro comboio de caminhões com ajuda humanitária entrou no território da Faixa de Gaza nessa quinta (11/4) por meio da recém-inaugurada passagem no norte.

O território está no centro do conflito humanitário entre o governo israelense e o grupo extremista Hamas, que ocorre desde 7 de outubro de 2023 e ceifou, até o momento, 34 mil palestinos e 1.139 israelenses.

Esse envio ocorre após pressão internacional, tanto da Organização das Nações Unidas (ONU) quanto de líderes mundiais, em especial o presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, com a falta de assistência humanitária a palestinos em Gaza.

O chefe da Casa Branca chegou a ameaçar rever as relações com o país do Oriente Médio – em caso mais grave, suspenderia a venda de armas usadas na guerra.

Na última sexta-feira (5/4), o governo de Israel anunciou que tomaria “medidas imediatas” para aumentar a ajuda humanitária, como a oferta de medicamentos e de alimentos, a palestinos presos na região devido ao conflito.

Ajuda humanitária chega a Gaza

Israel informou que os caminhões foram “submetidos a verificações de segurança minuciosas” pela Autoridade de Travessias Terrestres do Ministério da Defesa na passagem de Kerem Shalom – kibutz que faz fronteira entre Israel, Egito e Gaza –, antes de seguirem ao norte.

0

Depois dessa inspeção feita pelas autoridades de segurança, o carregamento de ajuda humanitária foi acompanhado por tropas israelenses. Toda a operação foi coordenada pelas Forças Armadas e pela Coordenação das Atividades Governamentais nos Territórios.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?