metropoles.com

Afeganistão: ataque a mesquita xiita deixa dezenas de mortos e feridos

São ao menos 16 mortos e 30 feridos. No entanto, os números são preliminares. Ataque ocorreu na cidade de Kandhar, sul do país

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Redes Sociais
Ataque mesquita xiita Afeganistão
1 de 1 Ataque mesquita xiita Afeganistão - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Dezenas de pessoas ficaram feridas após uma explosão atingir mesquita xiita Iman Bargah, na cidade de Kandhar, no Afeganistão, nesta sexta-feira (15/10).

Segundo agências internacionais de notícia, são ao menos 32 mortos e 53 feridos. No entanto, os números são preliminares.

A tragédia teria ocorrido durante a oração do meio dia desta sexta. A origem do atentando ainda é desconhecida, mas testemunhas relataram ter escutado três explosões.

Qari Sayed Khost, porta-voz local do Talibã, disse, nas redes sociais, que lamenta o ocorrido. Ele informou que forças do Emirado Islâmico foram enviadas ao local para “determinar a natureza do incidente”.

“Ficamos tristes ao saber que uma explosão ocorreu em uma mesquita da Irmandade Xiita no primeiro distrito da cidade de Kandahar, na qual vários de nossos compatriotas foram martirizados e feridos. Forças especiais do Emirado Islâmico chegaram à área para determinar a natureza do incidente e levar os perpetradores à justiça”, escreveu.

Veja o post original e a foto:

Ataques

Este é o quarto ataque ocorrido na região em menos de uma semana. Na última sexta-feira (8/10), ao menos 100 pessoas morreram ou ficaram feridas após uma explosão na mesquita Sayyidabad Shia, na cidade de Kunduz.

“O Estado Islâmico assumiu a responsabilidade por um ataque no domingo próximo a uma mesquita em Kabul. O ataque de quarta-feira a uma madrassa [uma espécie de escola muçulmana] em Khost não foi reivindicado”, disse a organização.

O porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, confirmou a explosão. “Houve uma explosão em uma mesquita de nossos compatriotas xiitas, e o resultado disso é que nossos compatriotas foram martirizados e feridos”, afirmou.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?