Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Mundo

Acordo de paz: de 28 corpos, Hamas devolveu apenas 4 até o momento

Acordo inicial previa a libertação de todos os reféns mantidos pelo Hamas na Faixa de Gaza, vivos ou mortos

13/10/2025 17:46, atualizado 14/10/2025 06:21
Reprodução/Redes sociais
Imagem colorida de reféns israelenses mortos

Apesar do início da primeira fase do acordo de paz na Faixa de Gaza, o Hamas devolveu apenas quatro dos 28 corpos de reféns mantidos no enclave palestino, até o momento. A entrega aconteceu nesta segunda-feira (13/10).

Os quatro corpos enviados de volta para Israel são dos reféns Gai Eloz, Yossi Sharabi, Bivin Joshi e Daniel Perez. Eles foram transportados da Faixa de Gaza em caixões pela Cruz Vermelha.

Segundo o Fórum de Reféns e Famílias Desaparecidas, ainda restam 24 cadáveres em Gaza de pessoas sequestradas no dia 7 de outubro de 2023 pelo Hamas. Anteriormente, o grupo palestino pediu um prazo maior para devolver o restante dos corpos, alegando problemas para localizá-los em meio aos destroços no enclave palestino.

Na visão do ministro da Defesa israelense, Israel Katz, a retomada de apenas quatro reféns mortos é um “fracasso no cumprimento de compromissos”.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles
“Qualquer atraso ou omissão intencional será considerado uma violação flagrante do acordo e será respondido adequadamente”, escreveu Katz em um comunicado divulgado na rede social X.

Até o momento, o Hamas ainda não se pronunciou sobre quando o restante dos corpos serão liberados.

Troca de reféns por prisioneiros palestinos

Após o início do cessar-fogo na última semana, Hamas e Israel iniciaram a troca de reféns por prisioneiros palestinos nesta segunda-feira (13/10).

Ao todo, 20 pessoas que ainda estavam em Gaza foram libertadas com vida. Em troca, quase 2 mil palestinos presos por Israel também ganharam liberdade.

Acordo de paz: de 28 corpos, Hamas devolveu apenas 4 até o momento - destaque galeria
16 imagens
Acordo de paz: de 28 corpos, Hamas devolveu apenas 4 até o momento - imagem 2
Acordo de paz: de 28 corpos, Hamas devolveu apenas 4 até o momento - imagem 3
Acordo de paz: de 28 corpos, Hamas devolveu apenas 4 até o momento - imagem 4
Acordo de paz: de 28 corpos, Hamas devolveu apenas 4 até o momento - imagem 5
Acordo de paz: de 28 corpos, Hamas devolveu apenas 4 até o momento - imagem 6
Acordo de paz: de 28 corpos, Hamas devolveu apenas 4 até o momento - imagem 1
1 de 16

Acordo de paz: de 28 corpos, Hamas devolveu apenas 4 até o momento - imagem 2
2 de 16

Acordo de paz: de 28 corpos, Hamas devolveu apenas 4 até o momento - imagem 3
3 de 16

Acordo de paz: de 28 corpos, Hamas devolveu apenas 4 até o momento - imagem 4
4 de 16

Acordo de paz: de 28 corpos, Hamas devolveu apenas 4 até o momento - imagem 5
5 de 16

Acordo de paz: de 28 corpos, Hamas devolveu apenas 4 até o momento - imagem 6
6 de 16

Acordo de paz: de 28 corpos, Hamas devolveu apenas 4 até o momento - imagem 7
7 de 16

Acordo de paz: de 28 corpos, Hamas devolveu apenas 4 até o momento - imagem 8
8 de 16

Acordo de paz: de 28 corpos, Hamas devolveu apenas 4 até o momento - imagem 9
9 de 16

Acordo de paz: de 28 corpos, Hamas devolveu apenas 4 até o momento - imagem 10
10 de 16

Acordo de paz: de 28 corpos, Hamas devolveu apenas 4 até o momento - imagem 11
11 de 16

Acordo de paz: de 28 corpos, Hamas devolveu apenas 4 até o momento - imagem 12
12 de 16

Acordo de paz: de 28 corpos, Hamas devolveu apenas 4 até o momento - imagem 13
13 de 16

Acordo de paz: de 28 corpos, Hamas devolveu apenas 4 até o momento - imagem 14
14 de 16

Acordo de paz: de 28 corpos, Hamas devolveu apenas 4 até o momento - imagem 15
15 de 16

Acordo de paz: de 28 corpos, Hamas devolveu apenas 4 até o momento - imagem 16
16 de 16

Neste primeiro momento, a trégua está concentrada no retorno de todos os reféns – vivos e mortos –, na entrada de ajuda humanitária no enclave palestino e no recuo gradual das Forças de Defesa de Israel (FDI) na Faixa de Gaza.

Os outros pontos do acordo mediado por Estados Unidos, Catar, Egito e Turquia serão discutidos após o fim da primeira fase. Entre eles, a reconstrução da Faixa de Gaza, o novo governo no enclave palestino e o desarmamento do Hamas.