metropoles.com

Acionistas destituem Carlos Ghosn da diretoria da Nissan

Decisão foi tomada em reunião extraordinária nesta segunda-feira (8). Quem ocupará o lugar do brasileiro é Jean-Dominique Senard

atualizado

Compartilhar notícia

EFE/ Kimimasa Mayama
carro7
1 de 1 carro7 - Foto: EFE/ Kimimasa Mayama

Em uma reunião extraordinária realizada nesta segunda-feira (8/4), o ex-presidente da empresa Carlos Ghosn foi destituído da diretoria da Nissan pelos acionistas da gigante japonesa. Quem ocupará seu lugar é o empresário Jean-Dominique Senard.

Greg Kelly, ex-diretor próximo a Ghosn e peça-chave nas irregularidades financeiras que lhe custaram o posto, também foi destituído. A reunião começou por volta das 10h do horário local (22h de domingo em Brasília) em um hotel de Tóquio, onde o atual diretor máximo da empresa, Hiroto Saikawa, pediu desculpas pelo caso, que afetou a reputação da fabricante.

Saikawa assumiu a liderança da Nissan após a detenção de Ghosn, em novembro de 2018. Durante deliberações com os acionistas, disse que Ghosn “merece ser retirado do seu posto [como membro do conselho administrativo] porque atuou contra os interesses da empresa”.

“A reunião extraordinária marca um novo começo para a Nissan, no qual temos a responsabilidade de levar de volta ao caminho do crescimento”, disse o CEO da fabricante. Alguns dos acionistas levantaram dúvidas sobre o papel dos demais membros do conselho administrativo e sobre o próprio Saikawa na comissão das irregularidades, considerando, durante as deliberações, que deveriam ser todos substituídos.

Saikawa não negou sua responsabilidade passada, mas disse que tem o dever “de minimizar a incerteza na empresa e o efeito na Aliança” Nissan, Renault e Mitsubishi Motors, e que pensará em uma potencial saída quando “a estabilidade” for recuperada.

Ghosn, que passou 108 dias em prisão provisória e foi liberado após o pagamento de fiança em 6 de março, voltou a ser detido na semana passada por novas suspeitas de fraude. Dessa vez, acusado de transferir milhões de dólares para uma distribuidora de carros da Renault e da Nissan em Omã, no Oriente Médio.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?