Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Minas Gerais

Vazamento derruba muro e agrava falta d’água em BH; escolas suspendem aulas.

Moradores enfrentam falta d’água desde domingo; abastecimento na Grande BH deve ser normalizado até quinta (3/9), diz a Copasa

01/09/2026 15:47

Belo Horizonte — Um vazamento de grandes proporções derrubou parte de um muro na região do Barreiro, em Belo Horizonte, na madrugada desta terça-feira (1º/9). O problema ocorreu em meio à falta d’água enfrentada por moradores da região e levou escolas a suspenderem atividades.

A força da água atingiu a Rua José de Figueiredo e provocou a interdição da Rua Barão de Coromandel durante os trabalhos de reparo. A via foi liberada no início da tarde desta terça-feira, segundo a Copasa.

Imagens registradas por moradores mostram o grande volume de água espalhado pela região. O episódio ocorreu enquanto bairros do Barreiro já enfrentavam problemas no abastecimento desde domingo (30/8).

Segundo a Copasa, o reparo da adutora rompida no Barreiro já foi concluído. Após a religação do sistema, o abastecimento começou a ser retomado gradualmente.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Escolas suspendem atividades

A falta d’água também afetou unidades de ensino da região. Na Escola Estadual Cecília Meireles, no bairro Teixeira Dias, as aulas foram suspensas durante toda esta terça-feira. A direção ainda deve informar se as atividades serão retomadas normalmente na quarta-feira (2/9).

Já na Escola Municipal Antônio Mourão Guimarães, no bairro Flávio de Oliveira, o programa Escola Integrada foi suspenso.

As escolas que suspenderem aulas deverão repor as atividades posteriormente para garantir o cumprimento dos 200 dias letivos previstos na legislação.

Abastecimento

A Copasa mobilizou mais de 15 caminhões-pipa para atender os locais afetados, com prioridade para hospitais, unidades de pronto atendimento, creches e escolas.

A previsão da companhia é de que o abastecimento na Região Metropolitana de Belo Horizonte seja completamente normalizado até quinta-feira (3/9). O fornecimento será retomado de forma gradual conforme a rede for pressurizada.