Trabalhadores dos Correios entram em greve por tempo indeterminado em MG
Categoria rejeitou proposta apresentada durante negociação no TST e iniciou greve nesta sexta-feira (11/9); veja principais reivindicações

Belo Horizonte — Os trabalhadores dos Correios em Minas Gerais aderiram à greve nacional da categoria, iniciada nesta sexta-feira (11/9). A paralisação é por tempo indeterminado e foi aprovada em assembleia realizada na noite desta quinta-feira (10).
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos de Minas Gerais (Sintect-MG), a categoria rejeitou a proposta apresentada pela direção da empresa durante o processo de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho (TST).
Entre os pontos criticados pelos trabalhadores estão a retirada da gratificação de férias de 70%, o fim da remuneração de 200% pelo trabalho em dias de repouso, a transferência do custeio do plano de saúde para os funcionários e a retirada do ticket extra pago no fim do ano.
O sindicato afirma que a proposta representa perda de direitos históricos e diz que a categoria permanecerá mobilizada em defesa do plano de saúde e das condições de trabalho.
Nesta sexta, o Sintect-MG convocou os trabalhadores para um ato de greve às 10h, em frente ao prédio central dos Correios, na Avenida Afonso Pena, no Centro de Belo Horizonte.
Entre no canal de WhatsApp do MetrópolesGreve nacional
A paralisação também foi aprovada por sindicatos de outros estados. Segundo a Federação Interestadual dos Empregados da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Findect), a greve nacional começou após sucessivas rodadas de negociação terminarem sem acordo.
Um dos principais impasses apontados pela entidade é o plano de saúde dos funcionários. A federação afirma que a direção dos Correios pretende alterar as regras do benefício.
Os Correios ainda não haviam se manifestado sobre a paralisação até a última atualização desta matéria.



