Temporais causam alagamentos e estragos em Minas nesta quinta (10/9).
Chuva forte atingiu Belo Horizonte e cidades do Sul e da região Central de Minas, com alagamentos, enxurradas, queda de árvores e danos
Belo Horizonte – Temporais atingiram diversas cidades de Minas Gerais no fim da tarde desta quinta-feira (10/9), provocando alagamentos, enxurradas, queda de árvores e danos em imóveis e vias. Na capital, a região do Barreiro registrou chuva extremamente forte, enquanto municípios do Sul de Minas também enfrentaram momentos de tempo severo.
Em Belo Horizonte, a chuva ganhou força no fim da tarde e deixou pontos de alagamento em diferentes locais. Na região do Barreiro, moradores relataram grande volume de água por volta das 17h40, além de muitos raios e rajadas de vento. Na Rua Sebastião Moreira, no bairro Tirol, a água tomou completamente a via e provocou uma forte enxurrada.
A entrada e a saída da Estação Diamante, na Avenida João Rola Filho, também registraram alagamento. A água começou a baixar após a redução da chuva. Na BR-040, entre o Jardim Canadá e a região da Mutuca, houve relatos de chuva forte acompanhada de vento e queda de árvores.
A Defesa Civil de Belo Horizonte mantém alerta para a possibilidade de pancadas de chuva, raios e rajadas de vento de aproximadamente 50 km/h. O aviso é válido até as 8h desta sexta-feira (11/9).
A capital registrou temperatura mínima de 17,2°C nesta quinta-feira, enquanto a máxima estimada era de 30°C. A umidade relativa mínima do ar ficou em torno de 40% durante a tarde. Entre as temperaturas mínimas por regional, o Barreiro teve 18,7°C; Centro-Sul, 18,1°C; Oeste, 17,2°C, com sensação de 12,9°C; Pampulha, 18,9°C; e Venda Nova, 20,2°C.
Entre no canal de WhatsApp do MetrópolesBarreiro supera média de chuva para setembro
Os dados das estações hidrometeorológicas da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) mostram que o Barreiro já acumulava 70,5 milímetros de chuva até as 18h desta quinta-feira. O volume corresponde a 143,3% da média climatológica de setembro, que é de 49,2 milímetros.
Na mesma comparação, a região Centro-Sul acumulava 38,3 mm, equivalente a 77,8% da média mensal. O Hipercentro registrava 22 mm (44,7%), a região Leste tinha 20,8 mm (42,3%) e a Nordeste, 26,8 mm (54,5%).
A região Noroeste acumulava 36,6 mm (74,4%), enquanto a Norte tinha 21,2 mm (43,1%). No Oeste, eram 32,6 mm (66,3%); na Pampulha, 27,4 mm (55,7%); e em Venda Nova, 27,8 mm (56,5%).
Temporais causam transtornos no Sul de Minas
Em Campos Gerais, a chuva forte provocou enxurradas e pontos de alagamento em ruas e avenidas. Imagens registradas durante o temporal mostram o grande volume de água passando pelas vias.
Em Itajubá, uma chuva rápida e intensa inundou várias ruas. No bairro Morro Chic, a água tomou a via em frente a uma padaria. Em alguns pontos, o nível começou a baixar pouco depois do temporal.
Pouso Alegre teve 42 mm em 24 horas
Pouso Alegre também registrou chuva forte acompanhada de ventos. Segundo dados de uma estação do Cemaden, o município acumulou até 42 milímetros nas 24 horas anteriores. Entre 15h45 e 16h45 desta quinta, foram registrados 7,8 mm.
Imagens mostraram a aproximação de um extenso núcleo de chuva sobre a cidade. Havia ainda possibilidade de temporal e granizo entre São Lourenço, Maria da Fé e São Gonçalo do Sapucaí.
Em Alfenas, a força da chuva provocou enxurradas nas proximidades do Hospital Universitário Alzira Velano. No Residencial Oliveira, a água chegou a arrancar parte do asfalto e danificou a via.
Já em Guaxupé, uma chuva forte provocou a queda do telhado de uma casa no bairro Rancho Alegre. Não foram informadas, até o momento, vítimas relacionadas aos danos registrados nas cidades citadas.
Tempo severo avança por outras regiões
Na região Central, Itaverava também registrou um forte temporal acompanhado de rajadas de vento no fim da tarde. O avanço das áreas de instabilidade atingiu ainda pontos do Campo das Vertentes, Zona da Mata e Alto Paraopeba.
Diante da possibilidade de novas pancadas, moradores devem evitar áreas sujeitas a alagamentos, córregos, rios e encostas. A recomendação é não atravessar ruas tomadas pela água, seja a pé ou de veículo, e procurar abrigo seguro durante a ocorrência de raios e ventos fortes.
Em Belo Horizonte, situações de emergência podem ser comunicadas à Defesa Civil pelo telefone 199. O Corpo de Bombeiros atende ocorrências pelo 193.



