Técnica que aplicou água no lugar de vacina da gripe é demitida em MG

O caso ocorreu no município de Bambuí e, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os pacientes vão receber nova aplicação da vacina

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Freepik
Close-up de um enfermeiro com luvas administrando vacina no braço de um pessoa. Metrópoles
1 de 1 Close-up de um enfermeiro com luvas administrando vacina no braço de um pessoa. Metrópoles - Foto: Freepik

Belo Horizonte — A técnica em enfermagem que aplicou água destilada no lugar da vacina contra a gripe em pacientes acamados foi demitida pela Prefeitura de Bambuí, no centro-oeste de Minas Gerais. O caso ocorreu durante uma campanha de imunização realizada na segunda-feira (4/5), no posto de saúde Aparecida nos Açudes.

A falha foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde, que classificou o episódio como um “erro operacional”. Segundo a prefeitura, alguns pacientes receberam aplicação de água destilada em vez da vacina contra a influenza.

Em nota, a administração municipal afirmou que também adotou medidas administrativas internas relacionadas à supervisão do serviço e reforçou que os pacientes afetados estão sendo acompanhados individualmente.

A prefeitura garantiu ainda que não há risco à saúde dos pacientes. Conforme a Secretaria de Saúde, a água destilada é um produto estéril, utilizado na área médica para diluição e preparo de medicamentos e vacinas.

“O que ocorreu foi a não aplicação da vacina da gripe”, destacou o comunicado.

Ainda segundo a pasta, os pacientes receberão corretamente a imunização em casa. A Secretaria Municipal de Saúde afirmou também que reforçará os protocolos de conferência, armazenamento e aplicação de vacinas em toda a rede municipal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?