
Setor do bolsonarismo faz campanha contra Nikolas e seus aliados
Ala próxima a filhos de Jair Bolsonaro vê com desconfiança apoio de Nikolas Ferreira a candidatos fora de Minas

Belo Horizonte – A estratégia do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) de apoiar uma série de candidatos em Minas Gerais e em outros estados vem desagradando parte do bolsonarismo, que acredita que a medida faz parte de um plano do mineiro de substituir o Clã Bolsonaro como líder da direita.
Influencers ligados ao ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), com quem o mineiro teve alguns atritos nos últimos meses, e ao candidato a senador Carlos Bolsonaro (PL-SC), vêm usando suas redes sociais para condenare os que se alinham com o parlamentar mineiro.
“Nikolas precisa urgentemente mandar seus pelegos colocarem o apoio a Flávio Bolsonaro em suas campanhas. Do jeito que está, TODOS os candidatos da chamada ‘Bancada Nikolas’, espalhados pelo Brasil, já decretaram o enterro do bolsonarismo e fazem campanha de nikolismo puro”, reclamou um dos perfis.
A disputa entre bolsonarismo e “nikolismo”
- Nikolas Ferreira montou uma rede de candidatos apoiados por ele em Minas e em estados como São Paulo, Paraná, Pernambuco e Mato Grosso do Sul;
- Em Minas, o deputado apoia até o momento nove candidatos à Assembleia Legislativa de diferentes regiões;
- Perfis ligados a Eduardo e Carlos Bolsonaro reclamam que aliados de Nikolas dão mais destaque ao deputado mineiro do que a Flávio Bolsonaro;
- Símbolo da disputa: críticos apontam que candidatos substituíram a imagem de Flávio pela de Nikolas em adesivos e outros materiais;
- Esse grupo acusa a chamada “Bancada Nikolas” de promover um projeto político próprio dentro da direita;
- A suspeita é de que Nikolas pretenda ampliar sua influência nacional e, futuramente, disputar com a família Bolsonaro a liderança desse campo;
- Resposta de Nikolas: o deputado nega qualquer plano de rompimento, reafirma fidelidade a Jair Bolsonaro e declara apoio a Flávio Bolsonaro para presidente.
Uma reclamação comum, e que pode ser constatada tanto na maioria dos candidatos a deputado estadual mineiros, como nos de outros estados é a posição de relevância de Nikolas Ferreira no material de campanha de seus aliados. Alguns possuem pouquíssimas postagens com o presidenciável Flávio Bolsonaro (PL) em suas redes ou mesmo o trocaram pelo deputado federal.
Entre no canal de WhatsApp do MetrópolesA candidata a deputada federal Julia de Castro (PL-RJ) é uma que, segundo esse grupo, trocou a imagem de Flávio Bolsonaro pela de Nikolas Ferreira nos adesivos de campanha.
“A maioria dos candidatos jovens, nem precisa ser tão jovens, estão colocando em seus materiais de campanha a foto do Nikolas ao invés de colocar a foto do Flávio Bolsonaro”, afirmou o influencer Clarke de Souza no X, o antigo Twitter.
Ele ainda alerta que o inimigo mais perigoso não é o PT, mas sim “o que está no meio de nós”.
Enquanto em Minas Gerais, Nikolas apoia, até o momento nove candidatos a deputado estadual de diferentes regiões, fora do estado os apoios vão a políticos de outros partidos e a outros postulantes a deputados federais dos mais diversos estados, como São Paulo, Paraná, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e outros.
“Vocês já viram candidato de um Estado, usar a foto de Deputado de outro Estado, e não ter o indicado a Presidência do seu próprio Estado e partido no seu material de campanha?”, questionou a influencer Vanessa Navarro.
O grupo acredita que o deputado mineiro pode romper com o bolsonarismo e acabar arrastando políticos que foram eleitos com o seu apoio para outro partido.
Nikolas sempre nega essa intenção e se diz fiel ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e apoiador da candidatura de Flávio Bolsonaro (PL) ao Planalto.

















