Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Eleições 2026Minas Gerais

Republicanos barra Cleitinho ao governo de MG: "Faltou decisão firme"

Partido afirma que aguardou definição de Cleitinho por meses, mas diz que ele não apresentou "decisão firme" sobre disputa ao governo de MG

29/07/2026 10:54, atualizado 29/07/2026 11:16
Carlos Moura/Agência Senado
Cleitinho Azevedo no Senado

Belo Horizonte – O Republicanos de Minas Gerais afirmou, nesta quarta-feira (29/7), que a candidatura do senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) não irá ocorrer porque faltou uma “decisão firme” do próprio parlamentar. Em nota, a executiva estadual diz que aguardou por meses uma definição do senador, mas que ela nunca aconteceu e, por isso, ele “perdeu o timing”.

“O partido manteve diálogo aberto, ofereceu as condições políticas necessárias, atraiu partidos aliados e aguardou uma definição clara do senador. Em razão dessa expectativa, diversas decisões estratégicas foram postergadas, justamente para preservar a viabilidade de sua eventual candidatura”, afirma o comunicado. Mas, segundo o partido, a espera pela decisão de Cleitinho acabou.

“Tal decisão nunca aconteceu. Esse compromisso jamais pode ser substituído por sinais contraditórios, sucessivos recuos ou indefinições que acabam comprometendo a construção de um projeto coletivo”, diz o texto.

O Republicanos também afirma que a ausência de Cleitinho na convenção estadual da legenda, realizada no último sábado (25/7), teve impacto direto nas articulações para as eleições. E subiu o tom contra os recuos do senador: “O que faltou foi a decisão inequívoca de quem deveria ser, em primeiro lugar, candidato de si mesmo”.

Contradições

Em meio a meses de indefinições, Cleitinho faltou à convenção do Republicanos em Minas, mas começou a avisar aliados que quer concorrer este ano.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Nessa terça (28), ele postou um vídeo feito com inteligência artificial que passou a ser entendido por aliados e apoiadores como confirmação de uma candidatura ao cargo de governador.

“Vá e faça o que precisa ser feito”, diz no vídeo de IA Matheus Azevedo, irmão caçula de Cleitinho que morreu vítima de câncer. Ele entrega ao senador uma bandeira de Minas Gerais. “Seguirei na missão”, escreveu o político na legenda.

Mais cedo, no entanto, o presidente nacional da sigla, Marcos Pereira, afirmou que o senador havia “perdido o timing” para disputar o governo de Minas. Até a publicação desta reportagem, Cleitinho não havia se manifestado sobre a nova nota divulgada pela executiva estadual.