Prefeitura se manifesta após morte de mulher que denunciou UPA vazia. Vídeo

Brenda Larissa Maia, de 29 anos, morreu após passar pela UPA Justinópolis; família aponta possível negligência e município investiga

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução
Imagem dividida entre consultório da uma e rosto de mulher
1 de 1 Imagem dividida entre consultório da uma e rosto de mulher - Foto: Reprodução

Belo Horizonte – A Prefeitura de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, determinou uma apuração “rigorosa” para esclarecer a causa da morte de Brenda Larissa Maia, de 29 anos, na UPA Justinópolis, no último sábado (6/6).

Conforme mostrou reportagem publicada nesta segunda-feira (8/6) pela coluna da Mirelle Pinheiro, do Metrópoles, o laudo médico aponta embolia pulmonar como causa da morte.

A família atribui o óbito a uma possível negligência no atendimento.

A Secretaria Municipal de Saúde lamentou a morte e afirmou que, após a conclusão da análise, adotará as medidas técnicas e jurídicas cabíveis.

Vídeo antes da morte

Horas antes de morrer, Brenda gravou um vídeo dentro da unidade. Nas imagens, ela percorre corredores, mostra consultórios e afirma não haver profissionais de saúde no local.

Ao menos quatro salas aparecem vazias. Também é possível ver pacientes em macas e sinais de desgaste na estrutura. Segundo familiares, Brenda tinha diagnóstico de fibromialgia e cardiopatia.

A família registrou um Boletim de Ocorrência (B.O.) citando demora no atendimento, falhas de comunicação e orientações conflitantes.

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informou, por meio de nota, que o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal Dr. André Roquette (IML), onde foi submetido aos exames periciais e, posteriormente, liberado aos familiares.

“A PCMG instaurou inquérito policial para apurar os fatos e aguarda a conclusão dos laudos periciais, que irão subsidiar a investigação quanto à causa e às circunstâncias da morte”, disse.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações