PM de Minas ganha “pelotão de drones”. Saiba como vai funcionar
Os drones têm sistema de reconhecimento facial e vão enviar imagens em tempo real para reforçar operações de policiamento no estado
atualizado
Compartilhar notícia

Belo Horizonte – A Polícia Militar de Minas Gerais lançou, nesta sexta-feira (22/5), o chamado “Pelotão Ostensivo de Drones”, nova estrutura que vai reforçar operações de policiamento preventivo e repressivo em todo o estado com uso de aeronaves remotamente pilotadas. A tecnologia contará com reconhecimento facial, transmissão de alertas sonoros à população e envio de imagens em tempo real para as salas de videomonitoramento da corporação.
Batizado de “Esquadrão Harpia”, o grupo especializado foi apresentado durante solenidade na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. Segundo a PM, os drones poderão ser acionados para monitorar crimes em andamento, auxiliar perseguições, acompanhar ocorrências em áreas urbanas e rurais e fornecer imagens estratégicas às equipes em solo antes mesmo da chegada das viaturas.
De acordo com o comandante de Aviação do estado, coronel Charlles Crisstian da Silva, a estrutura passa de quatro militares e três drones para 31 policiais, 35 drones e sete viaturas. Os equipamentos serão empregados diariamente em pontos definidos pelas seções operacionais da corporação em conjunto com o Comando de Aviação do Estado (Comave).
“O alcance dos drones e a velocidade de deslocamento possibilitam ainda que a sala de monitoramento acione a guarnição Harpia para fornecer imagens em tempo real de crimes em andamento, permitindo que as equipes policiais cheguem à ocorrência já com informações importantes para a segurança da guarnição e para uma repressão mais qualificada”, afirmou o comandante.
Identificação de suspeitos
A corporação informou ainda que os drones terão capacidade de ampliar o monitoramento em áreas consideradas estratégicas, apoiar operações táticas e reforçar ações de inteligência policial. As imagens captadas serão transmitidas instantaneamente aos centros de monitoramento da PM, com possibilidade de identificação de suspeitos por reconhecimento facial.
Segundo o comandante-geral da PMMG, coronel Carlos Frederico Otoni Garcia, a iniciativa representa uma modernização das estratégias de segurança pública adotadas pela corporação. Atualmente, a polícia já conta com mais de 500 drones distribuídos pelo estado, enquanto outros 150 equipamentos devem ser incorporados nos próximos dias.
Ainda conforme a PM, cerca de 1,5 mil policiais militares já foram capacitados para operar os equipamentos. “A criação do pelotão Harpia representa não apenas a implementação de uma nova ferramenta operacional para a PMMG, mas consolida uma doutrina policial especializada baseada no emprego de aeronaves remotamente pilotadas”, afirmou o comandante-geral.





