Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Minas Gerais

Pedido de casamento em balão quase termina em tragédia em MG. Vídeo

Mudança de rota causada pelos ventos levou balão com 12 pessoas a pousar próximo a casas em Itabirito

Repórter de Minas Gerais14/06/2026 16:26
Compartilhar notícia

Belo Horizonte – O que era para ser um momento romântico nas alturas terminou em susto para os tripulantes do balão e moradores de Itabirito, na Região Central de Minas Gerais. Um balão que transportava 12 pessoas e serviu de cenário para um pedido de casamento precisou realizar um pouso não previsto próximo a residências no bairro Cruz do Munu, na manhã deste domingo (14/6).

A aeronave, que havia decolado de Brumadinho, precisou mudar a rota após ser desviada pelos ventos e acabou pousando em uma área próxima a residências no bairro Cruz do Munu.

Vídeos e fotos da descida rapidamente se espalharam pelas redes sociais e grupos de mensagens da cidade. Nas imagens, o balão aparece voando em baixa altitude sobre casas e terrenos da região, o que levou moradores a acreditarem que poderia haver risco de queda ou de colisão com imóveis.

Segundo relatos de testemunhas, o pouso ocorreu em um lote vago próximo à linha férrea. A movimentação despertou preocupação e levou moradores a tentarem acionar equipes de emergência. Inicialmente, houve temor de que passageiros estivessem em perigo ou que residências fossem atingidas.

Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Ventos mudaram destino da viagem

O piloto do balão, Rodrigo Barrotte, da empresa Trem que Voa, explicou que o plano inicial era realizar o pouso em Brumadinho, mas as condições dos ventos alteraram a trajetória da aeronave.

queda balão Itabirito pedido casamento
Vento fez balonista desviar de rota; nenhum dos 12 tripulantes ficou ferido

De acordo com ele, o voo transcorreu normalmente e o local escolhido para o pouso foi considerado seguro. O piloto afirmou ainda possuir brevê e autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para a atividade.

Durante o recolhimento do equipamento, a lona do balão chegou a encostar em uma residência, mas, segundo Rodrigo, não houve danos materiais nem prejuízos aos moradores.

Pedido de casamento nas alturas

O voo levava 12 pessoas a bordo e tinha como principal atração um pedido de casamento realizado durante o passeio. Segundo o piloto, o casal não é morador de Itabirito e seria de Belo Horizonte ou da cidade de Andradas.

O episódio acabou transformando um momento de celebração em um dos assuntos mais comentados da cidade ao longo do domingo.

No vídeo divulgado nas redes sociais, os tripulantes pareciam rir se divertir com a durante o pouso forçado.

pouso forçado queda balão Itabirito
Logo após entregar aliança para a noiva, o balão teve que fazer o pouso forçado em um lote vago

Caso pode ser apurado

Embora não tenha havido vítimas ou danos registrados, moradores questionaram nas redes sociais as condições de segurança do pouso em uma área próxima a residências.

Informações preliminares indicam que o caso poderá ser analisado para verificar aspectos relacionados às autorizações, condições meteorológicas e protocolos adotados durante o voo.

A Brigada Municipal chegou a ser acionada, mas não compareceu ao local após ser informada de que não havia feridos nem necessidade de atendimento emergencial.

Ao final da ocorrência, todos os ocupantes desembarcaram em segurança e o balão foi recolhido sem intercorrências.