Parque das Mangabeiras celebra 44 anos com programação especial em BH. Vídeo
Patrimônio Cultural de Belo Horizonte, o Parque das Mangabeiras Maurício Campos é um dos principais refúgios ecológicos da capital
atualizado
Compartilhar notícia

Belo Horizonte – O Parque das Mangabeiras – Maurício Campos completa 44 anos na próxima quarta-feira (13/5), mas quem recebe presente é o público visitante. A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) preparou uma programação especial que destaca a importância do Parque para a conservação da biodiversidade e para a educação ambiental.
Na data oficial do aniversário, uma exposição de biodiversidade será montada na portaria principal, das 8h30 às 16h, e apresentará diferentes espécies de plantas e elementos naturais, reforçando o papel do Mangabeiras como área estratégica de preservação ambiental da capital mineira.
A Trilha interativa “Caçada à biodiversidade”, às 9h, será realizada e aberta para escolas e visitantes. A inscrição para o público em geral deve ser feita por meio de preenchimento de Formulário de Inscrição.
Já as escolas que quiserem participar, devem se inscrever pelo e-mail:educaparques@pbh.gov.br.
A atividade começa às 9h, com duração aproximada de uma hora, e propõe uma experiência investigativa e participativa. A dinâmica acontece em formato de bingo e de caça ao tesouro, com o uso de tablets, binóculos e lupas para registro da fauna local. O desafio é fotografar espécies e pontuar ao longo do percurso com o aplicativo iNaturalist.
Ao final, os participantes recebem uma explicação sobre a importância ecológica do Parque e materiais educativos, como popcards de espécies simbólicas — incluindo o quati e a Hylodes uai, um anfíbio característico da região.

No próximo sábado (16/5), serão promovidas trilhas interativas para toda a família, a partir das 9h, com atividades que combinam aventura, aprendizado e contato direto com a natureza. “Em busca do tesouro perdido no lago dos sonhos” (cascatinha) tem um percurso mais curto, ideal para quem deseja conciliar a atividade com outras atrações do evento. A programação estimula a observação, o trabalho em grupo e a conexão com o ambiente natural, alinhando educação ambiental com experiências lúdicas.
Inscrição: e- mail: educaparques@pbh.gov.br (escolas e coletivos) e Formulário de Inscrição (público em geral).
História do parque
Patrimônio Cultural de Belo Horizonte e um dos principais refúgios ecológicos da capital mineira, o Parque das Mangabeiras – Maurício Campos está localizado ao pé da Serra do Curral. O parque foi criado em 1966, pelo Decreto Municipal nº 1.466, com projeto do paisagista Roberto Burle Marx, sendo inaugurado em 1982. Possui 2.500.000 m2 de área totalmente cercada, com 59 nascentes do Córrego da Serra, que integra a Bacia do Rio São Francisco. A altitude varia de 1 mil a 1,3 mil metros, e o clima do local é ameno.
Lugar para descanso, lazer e esportes, o Parque das Mangabeiras recebe público de todo o país e de outros países. Os visitantes podem usufruir de recantos naturais, quadras, pistas de skate, brinquedos e atividades culturais. O Mangabeiras tem como principais atrativos: Praça das Águas, Ciranda de Brinquedos, Parque Esportivo, Pistas de Esportes Radicais, Ilhas do Passatempo, Praça do Britador, Mirante da Mata, Recanto da Cascatinha e Lago dos Sonhos.
Serviço
Endereços:
Portaria Sul: Av. José do Patrocínio Pontes, 580 – Bairro Mangabeiras;
Portaria Caraça: Rua Caraça, 900 – Bairro Serra.
*Temporariamente, a entrada no parque está sendo feita exclusivamente por essas duas portarias.
