
O que dizem as pesquisas sobre a disputa pelo Senado em MG
Levantamentos indicam Marília Campos bem colocada, mas ainda há muita indefinição em meio às negociações partidárias

Belo Horizonte – A disputa pelas duas vagas de Minas Gerais no Senado nesta eleição chega à reta final das convenções partidárias com um nome um pouco mais forte, o de Marília Campos (PT), mas sem favoritos definidos. As pesquisas divulgadas desde março mostram um cenário relativamente consolidado para a ex-prefeita de Contagem, que aparece entre os primeiros colocados em praticamente todos os levantamentos, mas seus adversários não estão longe.
Pontuam bem, dependendo do cenário, nomes como Aécio Neves (PSDB), Carlos Viana (PSD), Marcelo Aro (PP) e Domingos Sávio (PL).
A indefinição nas pesquisas acompanha as articulações políticas. Dos nomes mais competitivos testados pelos institutos, apenas Domingos Sávio, confirmado pelo PL, e Áurea Carolina (PSol) já tiveram as candidaturas oficializadas em convenções. Marília, Carlos Viana, Marcelo Aro e Aécio Neves ainda aguardam as definições de seus partidos e das alianças para confirmar presença na disputa.
Marília mais consolidada
Nos levantamentos divulgados nesta semana, a petista repetiu um desempenho semelhante ao que já vinha apresentando. Na pesquisa Genial/Quaest, divulgada nessa terça-feira (28/7), liderou os quatro cenários testados, enquanto na Real Time Big Data, publicada nessa quinta-feira (30/7), apareceu na primeira colocação em todas as simulações, com índices entre 21% e 24%.
Entre no canal de WhatsApp do MetrópolesApesar de ainda não ter o nome oficialmente confirmado em convenção, Marília recentemente venceu um embate contra o PT, que a queria como candidata ao governo de Minas Gerais para ser palanque para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no estado. Contudo, ela não concordou com a iniciativa e, após a ex-prefeita insistir pela pré-candidatura ao Senado, a legenda decidiu oficializar Patrus Ananias como candidato ao Palácio Tiradentes.
Agora, Marília tem o caminho livre para seguir com uma candidatura competitiva por uma das cadeiras no Legislativo.
Indefinições nas candidaturas
Nos levantamentos desta semana, Aécio Neves, Carlos Viana e Marcelo Aro aparecem separados por poucos pontos e, em diferentes cenários, empatados tecnicamente dentro da margem de erro, com porcentagens entre 12% e 17% . Quando um deles deixa de ser testado, Domingos Sávio passa a integrar o grupo que disputa a vaga.
O quadro, porém, pode mudar antes mesmo do início oficial da campanha.
Conforme mostrou o Metrópoles, Aécio ainda não confirmou se disputará o Senado, mas o PSDB negocia uma aliança com o PDT, que ofereceu aos tucanos a primeira vaga da chapa para a Casa Legislativa. No entanto, uma eventual candidatura do ex-governador dependerá da definição da composição do grupo da direita.
Outro nome cercado de indefinições é Marcelo Aro. Inicialmente apresentado como pré-candidato ao Senado pelo PP, o ex-secretário de governo de Romeu Zema (Novo) passou a ser cotado para disputar o Executivo de Minas após o impasse envolvendo a candidatura de Cleitinho Azevedo (Republicanos).
Com o Republicanos afirmando que o senador perdeu o “timing” para viabilizar a candidatura ao governo de MG e o PL passando a tratar Aro como alternativa para liderar a direita, cresce a possibilidade de ele deixar a corrida ao Senado.
Caso isso ocorra, a tendência é que Domingos Sávio represente o grupo de Aro na disputa ao Senado, enquanto Carlos Viana permaneça como o nome ligado à eventual chapa do governador Mateus Simões (PSD).
Tendência desde março
A comparação entre os levantamentos mostra uma mudança importante ao longo do ano. Em março, pesquisa Paraná Pesquisas colocava Carlos Viana na liderança, seguido por Aécio Neves e Marília Campos.
Veja aqui levantamento anterior sobre as pesquisas para o governo e ao Senado em Minas.
Em abril, a Genial/Quaest passou a mostrar Marília na dianteira dos cenários testados. Desde então, tanto a Quaest quanto a Real Time repetem um desenho semelhante: a petista permanece entre os primeiros colocados, enquanto a disputa pela segunda vaga continua concentrada entre Aécio, Carlos Viana, Marcelo Aro e, dependendo da configuração das chapas, Domingos Sávio.
Assim, além da preferência do eleitor, o resultado da eleição para o Senado em Minas ainda dependerá das definições partidárias que devem ser concluídas até o encerramento do calendário das convenções, em 5 de agosto.



















