MG: mulher ligada a grupo de Guidoval e sequestro é presa em Juatuba

Com a prisão dessa mulher, já são 17 integrantes do grupo presos no curso das investigações conduzidas pela Polícia Civil de MG

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

PCMG / Divulgação
Operação Rapina Cataguases MG
1 de 1 Operação Rapina Cataguases MG - Foto: PCMG / Divulgação

Belo Horizonte – Uma mulher de 31 anos foi presa, em Juatuba, investigada pela participação no crime de roubo ocorrido no dia 20 de março deste ano, no município de Dona Euzébia, na Zona da Mata. A prisão faz parte da 2ª fase da operação Rapina, que tem como objetivo desarticular o núcleo de organização criminosa vinculada a uma facção criminosa, responsável por praticar diversos crimes patrimoniais violentos no estado.

Ela é suspeita de pertencer ao grupo que explodiu uma agência em Guidoval em abril deste ano e de oferecer abrigo a um dos sequestradores de mãe e filha na cidade de Coronel Murta.

Com a prisão dessa mulher, já são 17 integrantes do grupo presos no curso das investigações conduzidas pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). A operação Rapina foi deflagrada nesta quinta-feira (28/5), em Cataguases, na Zona da Mata.

Sequestro em Coronel Murta

A suspeita, de acordo com investigações, teria oferecido sua casa, localizada em Juatuba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, como esconderijo para um suspeito foragido envolvido no crime de extorsão mediante sequestro registrado nessa quarta-feira (27/5), em Coronel Murta, no Vale do Jequitinhonha.

Na ocasião quatro homens sequestraram uma mulher de 36 anos e sua filha, de 8 anos. Ambas foram resgatadas pela Polícia Militar e Polícia Civil, sem ferimentos.

Em um dos áudios analisados pela PCMG, ela afirma considerar o criminoso “um irmão” e que ele poderia permanecer escondido no imóvel. O suspeito não foi localizado.

Outros possíveis crimes do bando

No roubo registrado em Dona Euzébia, em 20 de março deste ano, as vítimas foram mantidas em cárcere privado e sofreram agressões físicas e psicológicas. Os criminosos buscavam informações sobre bens, valores e transferências bancárias, das vítimas.

De acordo com a PCMG, as investigações também apontam que integrantes do mesmo núcleo criminoso participaram do planejamento de um roubo, no último dia 9 de maio, na cidade de Rodeiro.

Na ocasião, cinco investigados ligados à facção foram presos durante operação integrada das delegacias em Cataguases, Ubá, Rio Pomba e Visconde do Rio Branco. Os investigados foram detidos em flagrante quando tentavam invadir a casa do proprietário de um correspondente bancário da cidade.

O grupo pretendia manter a família refém durante toda a madrugada para viabilizar o roubo. Os suspeitos estavam armados, utilizavam veículo clonado e estavam com objetos normalmente empregados em ações criminosas.

Durante a ação, foram cumpridos mandados de prisão temporária, busca e apreensão, sendo um veículo apreendido, e quebra de dados telemáticos nas cidades de Juatuba, Turmalina, Ubá e Rodeiro.

Explosão de agência bancária

O grupo também é apontado como responsável pela explosão de uma agência bancária em Guidoval, registrada em abril deste ano, além de outros roubos patrimoniais violentos em cidades na Zona da Mata.

De acordo com as investigações, a organização criminosa é bem estruturada com divisão de funções. Ele utilizam armamento pesado, veículos adulterados e métodos violentos contra as vítimas, mesmo modo de agir de grupos ligados ao Novo Cangaço.

O delegado Giovane Dantas, responsável pelas investigações, destacou a importância da operação e do trabalho investigativo desenvolvido pela Polícia Civil. “O trabalho tem sido contínuo e estratégico, visando identificar, localizar e responsabilizar todos os integrantes da organização criminosa. As ações já realizadas têm causado impactos significativos na atuação da facção em Minas Gerais”, ressaltou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações