Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Minas Gerais

MG: carcará fica preso em cozinha e é resgatado por bombeiros

O carcará foi levado até uma área de mata compatível com o seu habitat natural e solto na natureza; ele estava sem ferimentos

29/05/2026 15:56
CBMMG / Divulgação
Carcará capturado em Arcos

Belo HorizonteUm carcará foi capturado de dentro de uma cozinha, no bairro Oliveiras, na cidade de Arcos, região Centro-Oeste de Minas, na noite dessa quinta-feira (28/5).

A moradora da casa contou aos militares do Posto Avançado de Arcos, que realizaram a captura da ave silvestre, que o animal entrou na cozinha e não conseguiu sair por casa da janela, que era do tipo basculante e com abertura reduzida.

MG: carcará fica preso em cozinha e é resgatado por bombeiros - destaque galeria
2 imagens
Resgate de ave de rapina em Arcos (MG)
A ave não conseguiu sair por causa da janela com abertura reduzida
1 de 2

A ave não conseguiu sair por causa da janela com abertura reduzida

CBMMG / Divulgada
Resgate de ave de rapina em Arcos (MG)
2 de 2

Resgate de ave de rapina em Arcos (MG)

CBMMG / Divulgada

Os militares usaram técnicas apropriadas para o manejo de animais silvestres, garantindo a segurança tanto do animal quanto dos moradores. Durante a ação, foi constatado que o carcará não apresentava ferimentos ou sinais de debilidade.

Assim que realizaram o resgate, os militares levaram o carcará até uma área de mata compatível com o seu habitat natural para ser devolvido ao meio ambiente em segurança.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

O Corpo de Bombeiros reforça que, em situações envolvendo animais silvestres, a população deve evitar tentativas de captura por conta própria, mantendo distância segura e acionando os órgãos competentes por meio do telefone de emergência 193.