Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Minas Gerais

Mês das Crianças tem mais de 100 atrações gratuitas em BH

Programação reúne teatro, cinema, oficinas, brincadeiras e atividades culturais para crianças e famílias em outubro

03/10/2026 02:04
Veronica Manevy / PBH Divulgação
Dia das crianças

Belo Horizonte – A criançada e as famílias terão mais de 100 atrações gratuitas ao longo de outubro. A programação do Mês das Crianças ocupa equipamentos culturais de todas as regionais da capital, com oficinas, sessões de cinema, espetáculos de teatro e circo, contação de histórias, brincadeiras e atividades de interação.

As ações são promovidas pela Fundação Municipal de Cultura (FMC) e acontecem nos 17 centros culturais da cidade, na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (BPIJ-BH), no Cine Santa Tereza, no Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado e nos museus municipais.

A programação inclui atividades para diferentes faixas etárias e linguagens artísticas. A agenda completa, com datas, horários e informações sobre cada atração, está disponível no Portal Belo Horizonte.

Brincadeiras e cultura em todas as regiões

Parte da programação é realizada pela Escola Livre de Artes Arena da Cultura (ELA-Arena), que promove os encontros “Brinquedos e Brincadeiras” nos centros culturais. As atividades resgatam brincadeiras populares, estimulam a confecção de brinquedos e aproximam crianças da cultura da infância e de manifestações da cultura brasileira.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Os centros culturais também recebem espetáculos de teatro, palhaçaria, oficinas criativas e sessões de cinema.

Centros culturais terão festas e atividades especiais

Entre os destaques está a “Manhã Cultural – Dia das Crianças”, no Centro Cultural Salgado Filho (CCSF), no sábado (10/10), das 9h às 12h30. A programação inclui “Café com Brincadeira”, “Cantarolando Lembranças” e “O Show do Trapilho”.

No Centro Cultural Bairro das Indústrias (CCBDI), o “Especial Cultura das Infâncias e Adolescências” será realizado de 13 a 17 de outubro, sempre a partir das 14h. A agenda terá contação de histórias, teatro, oficinas e brincadeiras.

Já o Centro Cultural Pampulha promove a “Semana da Criança e do Adolescente”, de 13 a 16 de outubro, das 14h30 às 17h, e também no dia 17 de outubro, das 10h às 11h30. Entre as atividades estão o espetáculo “Eu-Recirque Circo & Reciclagem”, brinquedos, oficina de autorretrato, brincadeiras e ações de artes visuais.

redes sociaisCentro Cultural Pampulha
Centro Cultural Pampulha promove a “Semana da Criança e do Adolescente”, de 13 a 16 de outubro

A programação especial continua no Centro Cultural Venda Nova, que terá atividades no dia 24, das 9h às 16h30. No Centro Cultural Urucuia, a “Festa das Crianças” será realizada em 31 de outubro, das 14h às 17h.

Teatro, histórias e oficinas para a criançada

A Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte terá atividades de leitura, narração de histórias e oficinas ao longo do mês. Entre os destaques estão “O Livro e o Jogo para Crianças”, “Lá na Rua Onde Eu Morava”, “Encontro de Duendes e Bruxas”, “Pique-esconde” e “Manhã Encantada”.

No Teatro Raul Belém Machado, o público poderá assistir ao espetáculo infantojuvenil “O Desaparecimento dos Vagalumes e a Máquina do Tempo”, em 8 de outubro, às 19h30. A montagem combina teatro popular e música em uma história que aborda questões ambientais e mudanças climáticas.

Nos dias 23 e 24, às 20h, o espaço recebe “Raízes e Movimento”, solo da palhaça Gabiroba que aborda temas como ancestralidade, resistência, espiritualidade e cultura popular.

Os ingressos podem ser retirados antecipadamente pela Sympla ou na bilheteria do teatro, a partir de duas horas antes das apresentações. Os espetáculos têm classificação indicativa livre.

Museus também entram na programação

Os museus municipais terão atividades que aproximam crianças da história, da arte e da cultura de Belo Horizonte.

No Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB), as oficinas “Cores do Quintal”, “Bandeiras e Estandartes” e “Travessias do Curral Del Rey” propõem experiências relacionadas ao jardim, às cores, à arte popular mineira e à memória da cidade.

Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB)
Museu Abílio Barreto propõem experiências relacionadas ao jardim, às cores, à arte popular mineira e à memória da cidade

No Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS BH), a programação inclui “Detetives da Animação”, atividade em que os participantes são convidados a desvendar mistérios relacionados à história da animação brasileira. O espaço também terá brincadeiras circenses e oficina de xilogravura em isopor.

No Museu da Moda de Belo Horizonte (Mumo BH), crianças e adolescentes poderão participar de uma oficina de tie-dye inspirada na exposição “Markito: Cintilações da Noite”. A atividade apresenta técnicas de criação de estampas relacionadas ao universo do estilista.

Na Pampulha, os museus também prepararam atividades para o público infantil. Nos jardins do Museu de Arte da Pampulha, estão previstas atrações como o espetáculo “Corações Trapezistas – Circo do Sufoco” e as oficinas “Pequenos Exploradores”, “Brincar através do Tempo”, “Pintar a Paisagem” e “Isogravura”.

A programação do Museu Casa Kubitschek inclui “Brincadeiras de Quintal”, com atividades que utilizam elementos naturais encontrados nos jardins. Na Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, a oficina “Tardes Líquidas” propõe brincadeiras relacionadas ao corpo, à arquitetura e à paisagem.

Cine Santa Tereza terá filmes para crianças

O Cine Santa Tereza também preparou uma programação especial para outubro. A agenda começa neste sábado (3), às 16h30, com a “Sessão Azul”, que exibirá o clássico “O Mágico de Oz”, dirigido por Victor Fleming em 1939.

A sessão terá adaptações para ampliar o conforto de pessoas com transtorno.

Os ingressos podem ser retirados antecipadamente pelo Sympla ou na bilheteria do cinema, 30 minutos antes de cada sessão.