Hospital necessita de doação de fezes para transplante em MG. Entenda

Os doadores precisam estar sadios e ter entre 18 e 50 anos, podem ser do sexo masculino ou feminino; doadores farão entrevista e exames

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Divulgação / HC-UFMG
Banco de Fezes do HC-UFMG em BH
1 de 1 Banco de Fezes do HC-UFMG em BH - Foto: Divulgação / HC-UFMG

Belo Horizonte – Na capital mineira fica o único Centro de Transplante de Microbiota Fecal do Brasil, especializado em transplante de microbiota fecal. O Centro, que segue rigorosas orientações dos órgãos internacionais, fica no Hospital das Clínicas, da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), que também é um dos primeiros a ter um banco de fezes. E é exatamente esse banco que está precisando de doações de fezes de pessoas saudáveis.

Quem pode doar

Os doadores precisam estar sadios e ter entre 18 e 50 anos, podem ser do sexo masculino ou feminino. Os interessados em doar as fezes passarão por uma entrevista por telefone e também por exames físico e laboratorial. Para se inscrever é preciso enviar um e-mail manifestando a vontade de ser um doador. O endereço de e-mail é:  transplantedefezeshcufmg@gmail.com.

“É um procedimento off label que a gente conduz dentro de um projeto de pesquisa que foi aprovado pelo comitê de ética e pesquisa da UFMG. A seleção do doador começa com um questionário simples. A partir dessas informações, a gente faz uma anamnese estruturada com várias perguntas para que, em um segundo momento, o voluntário faça exames de rotina. Uma vez aprovado nessas primeiras etapas, ele é submetido a exames específicos, inclusive exames de fezes bastante minuciosos, para que possa acontecer a doação sem riscos para o receptor”, explicou o coordenador do Centro de Transplante Fecal do HC-UFMG, o gastroenterologista Eduardo Vilela.

Quem precisa passar por este tipo de transplante

Pessoas que possuem infecção intestinal grave são as que podem passar por esse procedimento. O transplante de microbiota fecal é indicado em casos de “refratariedade ou recorrência da infecção pela Clostridioides difficile”, uma bactéria que causa infecções no cólon, provocando diarreia leve a inflamações graves. O tratamento é oferecido desde 2017 pelo Centro de Transplante Fecal do HC-UFMG, e já beneficiou aproximadamente 20 pacientes. A taxa de sucesso é de 90%.

Sobre o tratamento

As fezes doadas são preparadas e processadas por uma equipe composta por médicos patologistas. Esse material fica armazenado em um ultrafreezer (-80°C). Isso garante a conservação do material a longo prazo. O tratamento funciona a partir da infusão de uma solução composta por esse substrato fecal por meio de uma colonoscopia convencional. A recuperação é rápida.

O tratamento faz parte de um protocolo de pesquisa que pretende entender a microbiota intestinal dos brasileiros. Segundo o estudo, as fezes dos brasileiros, em comparação com a dos norte-americanos, possuem 30% a mais de firmicutes, que é um filo de bactérias boas que habita o nosso organismo e faz parte da microbiota intestinal. Isso representa um potencial mais protetor contra infecções por Clostridium difficile e doenças como a retocolite e a doença de Crohn. O transplante de fezes é um dos tratamentos mais novos e modernos para infecção intestinal grave.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?