Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Minas Gerais

Frio em BH: sensação térmica despenca e chega a -10,3°C nesta terça

Massa de ar polar mantém as temperaturas baixas na capital, e os termômetros ficam em torno de 10 °C até, pelo menos, sexta-feira (17/7)

14/07/2026 08:34
Suzane Brugnara/ PBH
Mirante Mangabeiras, em BH

Belo Horizonte – O clima nesta terça-feira (14/7) amanheceu gelado em Belo Horizonte. A temperatura mínima foi de 9,4 °C, com sensação térmica de -10,3 °C, às 6h, na região Oeste da capital mineira, de acordo com a Defesa Civil.

A sensação térmica costuma ser muito mais baixa na Estação Cercadinho porque ela fica a cerca de 1.200 metros acima do nível do mar, em uma das áreas mais altas da cidade, cercada por vegetação e em um local aberto.

Mas também fez frio em outras regiões. Na Pampulha, por exemplo, os termômetros marcaram 12,8 °C, com sensação térmica de 14,3 °C, às 5h.

A máxima na cidade não deve ultrapassar os 22 °C. Conforme o Metrópoles publicou nessa segunda-feira (13/7), uma  massa de ar polar vem derrubando as temperaturas em todo o estado. O fenômeno ainda deve fazer os termômetros diminuírem ainda mais entre esta quinta (16) e sexta (17).

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Apesar do declínio acentuado, Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), diz que não há perspectiva de quebra de recordes de frio. Até o momento, a menor temperatura registrada em BH foi de 8,8°C em 6 de junho.

O tempo continua seco, com a umidade relativa mínima do ar em torno de 30% durante a tarde.

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), índices entre 20% e 30% representam estado de atenção, enquanto valores abaixo de 20% indicam estado de alerta. O nível ideal de umidade do ar para o organismo humano varia entre 40% e 70%.

Alerta de geada em Minas

De acordo com a meteorologista, o maior impacto da massa de ar polar será no Sul de Minas, onde as temperaturas devem despencar. Nas áreas serranas, os termômetros podem chegar a 2°C.

“Nesta terça-feira há condição para geada no Sul do estado, porque a temperatura está muito baixa. Essa massa de ar frio é seca e, para ocorrer geada, é preciso ter vento fraco, baixa umidade e temperaturas baixas”, afirmou.

O Inmet chegou a emitir um alerta de perigo potencial para geada válido entre 0h01 e 9h desta terça-feira (14) para 64 cidades. Segundo o órgão, há risco leve de perda de plantações, com previsão de temperaturas mínimas de até 3°C nas áreas atingidas.