Fala de Zema sobre Flávio divide aliados e diretórios do Novo

Aliados, como o governador Mateus Simões e o ex-secretário de governo Marcelo Aro, não comentaram as falas de Romeu Zema

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Luis Nova/Especial Metrópoles @LuisGustavoNova
Romeu Zema (Novo), pré-candidato à presidência
1 de 1 Romeu Zema (Novo), pré-candidato à presidência - Foto: Luis Nova/Especial Metrópoles @LuisGustavoNova

Belo Horizonte — Enquanto as falas do ex-g0vernador de Minas Gerais e pré-candidato Romeu Zema (Novo) sobre a troca de mensagens entre o senador Flávio Bolsonaro (PL) e o banqueiro Daniel Vorcaro causaram irritação na base bolsonarista, entre aliados as reações variaram. O campo da direira caminha entre o apoio e a critica ao mineiro. Além disso, há os que preferem se manter em silêncio.

O governador Mateus Simões (PSD), que fez acenos ao PL e a família Bolsonaro nos últimos meses, decidiu não comentar as falas do seu antecessor. O pessedista, que era filiado ao partido Novo até outubro de 2025, tem sua figura muito ligada a Zema, de quem foi vice-governador neste último mandato.

Já o ex-secretário da Casa Civil e de governo, indicado por Zema como candidato ao Senado, Marcelo Aro (PP) não respondeu às mensagens da reportagem que o questionam sobre as declarações do político do Novo.

Aro também vem buscando construir apoio com políticos do PL mineiro. Na caminhada realizada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e dos condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de Janeiro, o político esteve presente para prestar seu apoio.

Entre filiados e diretórios estaduais do partido Novo, as falas tiveram recepção mista. Do total de cinco congressistas do partido, apenas dois se manifestaram de alguma forma sobre o tema.

O deputado federal Gilson Marques (SC) disse, em seus stories, que “falar com um investigado no maior golpe financeiro do país, um dia antes da sua prisão, é gravíssimo” e que espera que Flávio dê “explicações e tenha hombridade para assumir qualquer ilegalidade que tenha participado”.

Já o deputado federal e ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles (SP) repostou criticas e citou uma das falas do político mineiro: “Diferente de Flávio, não tenho rabo preso com ninguém”.

O presidente do Novo de Santa Catarina, Kahlil Zattar, afirmou, em nota, que o vídeo foi divulgado de maneira precipitada e desnecessária pela equipe de comunicação da campanha” de Zema.

Tom similar foi adotado pelo partido Novo do Paraná que afirmou, também por meio de nota, que a fala “gerou ruídos desnecessários em alianças já estabelecidas”.

Os outros deputados federais da legenda, Adriana Ventura (Novo-SP), Luiz Lima (Novo-RJ) e Marcel van Hattem (Novo-RS), não se manifestaram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?