Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Minas Gerais

Duda Salabert sai em defesa de mulher trans convocada para o Exército

"A convocação é um absurdo", protestou Duda Salabert sobre a exigência feita à mulher trans Victória Mendes para ingressar no Exército

29/03/2026 11:48, atualizado 29/03/2026 12:19
Compartilhar notícia
Reprodução/Redes sociais
Victória Mendes é uma mulher trans de 18 anos que foi convocada para o Exército

Belo Horizonte – A convocação de uma mulher trans para o serviço militar obrigatório no Exército está mobilizando a ação da deputada federal Duda Salabert (PDT-MG). A parlamentar mineira informou ter ligado para o ministro da Defesa, José Múcio, para “construir uma forma de corrigir esse erro”.

Duda Salabert, que também é uma mulher trans, publicou em suas redes sociais neste sábado (28/3) o relato desesperado de Victória Mendes, que, após completar 18 anos, compareceu ao chamamento obrigatório das Forças Armadas e foi convocada a servir ao Exército.

No Brasil, a apresentação ao serviço militar é obrigatória para homens que completam 18 anos, mas a convocação fica a cargo de Exército, Marinha ou Aeronáutica e a maioria é dispensada.

A mulher trans que busca reverter a convocação é Victória Mendes. Salabert divulgou vídeo em que Victória chora e mostra desespero ao falar da convocação para o serviço militar.

“Fiz de tudo pra que revertessem, mas escutei coisas que não queria ter escutado”, diz ela. “Expliquei fato de ser mulher trans, achei que era um direito nosso [ser dispensada]. Tô com muito medo do que vou ouvir lá dentro ou o que vão fazer comigo”, seguiu Victória.

Chorando, ela conclui: “Vou estar totalmente insegura lá dentro por quem eu sou. Minha vida vai ser um pesadelo”.

O Exército ainda não se manifestou sobre a situação.