Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube

Apuração pelo Brasil

Eleições 2026Minas Gerais

Casado e pai de dois, Cleitinho mantém vida pessoal longe dos holofotes

Governador eleito de Minas é casado com Amanda Azevedo e diz evitar expor a família: “É mais para preservar mesmo”

05/10/2026 02:00
Geraldo Magela/Agência Senado
Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG)

Belo Horizonte — Eleito governador de Minas Gerais pelo Republicanos neste domingo (4/10), Cleitinho Azevedo é discreto sobre a vida pessoal. Casado com Amanda Azevedo, com quem tem dois filhos, Cleitinho preserva a família da exposição pública.

“Essa questão familiar minha, eu realmente não gosto, eu nem divulgo. É mais para preservar mesmo”, afirmou ele ao Metrópoles no mês passado.

No entanto, a política também está presente em outra parte da família. O irmão gêmeo, Gleidson Azevedo (Republicanos), ex-prefeito de Divinópolis, foi eleito deputado federal nas eleições de 2026. Já Eduardo Azevedo (PL), deputado estadual, conseguiu a reeleição para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

O irmão mais novo, Matheus Augusto Azevedo, morreu enquanto estava em tratamento contra leucemia.

Verdureiro de Divinópolis

Conhecido pelo discurso simples, uso de camisas de futebol, boné e com grande alcance das redes sociais, Cleitinho  era verdureiro de Divinópolis, no Centro Oeste do estado, já teve uma banda de pagode e afirmou que tinha como grande objetivo ser famoso e que, por isso, entrou na vida política.

Aos 30 anos, disputou a sua primeira eleição em 2016 a vereador do município, onde foi eleito com 3 mil votos. O parlamentar inclusive revela que foi o primeiro pleito em que votou. Dois anos depois, foi eleito deputado estadual com o apoio de 115 mil eleitores.

Com o apoio do então presidente Jair Bolsonaro (PL), foi eleito ao Senado em 2022, com 4,2 milhões de votos.

Ele cresceu politicamente fazendo uso de um discurso que o mostra como indignado com a classe política e onde ele reforça que estava ali para enfrentar a todos.

A figura de “outsider” chegou a gerar até uma situação complicada dentro do Republicanos, após Cleitinho chamar o fundador da Igreja Universal do Reino de Deus de “falso profeta”.

A situação acabou gerando uma crise com a legenda, que é umbilicalmente ligada a igreja e que tem como presidente nacional o deputado federal Marcos Pereira (SP), que é pastor licenciado.

Apesar do alinhamento com a direita, Cleitinho Azevedo ganhou força junto a grupos mais identificados com a esquerda muito em função de seu apoio a projetos do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como o “Gás do Povo” e o “Fim da Escala 6×1”.