Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Minas Gerais

BH tem chuva atípica em agosto, mas calor volta no fim de semana

Chuva surpreendeu a capital mineira nesta quinta-feira (27/8), mas previsão indica tempo estável e quente para o fim de semana

27/08/2026 15:14
Thayná Schuquel/Metrópoles
Chuva em BH

Belo Horizonte — Moradores de Belo Horizonte foram surpreendidos, na manhã desta quinta-feira (27/8), por chuva em pleno agosto, um dos meses mais secos do ano na capital mineira. No entanto, a previsão é de tempo quente para o fim de semana.

Segundo a meteorologista Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva foi provocada pela propagação de instabilidades em níveis médios da atmosfera. “Essas instabilidades começaram a atuar sobre o Centro-Oeste e o Sudeste desde ontem”, explicou.

A meteorologista destacou que as chuvas em agosto são raras e escassas, sendo comum passar o mês sem precipitações. Agosto está entre os meses mais secos do ano, ao lado de junho e julho.

“A média histórica de chuva para agosto em BH é de 10,6 mm. Entretanto, chover em agosto não é tão atípico assim. Não se esperam chuvas volumosas ou persistentes. A perspectiva de chuva é apenas para hoje”, afirmou.

A chuva chegou com maior intensidade à Região Oeste nas primeiras horas da manhã. Por volta das 8h, chovia de forma fraca a moderada em todas as regionais, segundo a Defesa Civil. Apesar disso, não houve informações sobre ocorrências relacionadas à chuva. Durante a tarde, o tempo permaneceu nublado.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Ainda pode chover nesta quinta.  “Quanto a granizo, a previsão era para o início da atuação das instabilidades, quando as nuvens tinham muito desenvolvimento vertical, ou seja, eram muito espessas, como hoje de manhã”, explicou Anete. C

A partir de sexta-feira, segundo a meteorologista, as instabilidades avançam em direção ao oceano e se dissipam, fazendo com que o tempo volte a ficar estável em Minas.

A previsão é positiva para quem pretende aproveitar a Virada Cultural de Belo Horizonte, realizada neste fim de semana, com mais de 200 atrações no Centro da capital. Segundo Anete, o tempo deve permanecer “estável e quente, sem perspectiva de chuva”.