Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Minas Gerais

BH registra 33,9ºC e onda de calor deixa 623 cidades em alerta vermelho

Inmet prevê temperaturas até 5°C acima da média por mais dois dias; alerta vermelho para as cidades mineiras vale até quarta-feira (30/9)

28/09/2026 17:50, atualizado 28/09/2026 17:51
Inmet/Divulgação
alerta vermelho inmet

Belo Horizonte – Uma onda de calor coloca 623 municípios de Minas Gerais sob alerta vermelho, de “grande perigo”, diz o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso é devido a temperaturas pelo menos 5°C acima da média por um período superior a cinco dias e permanece válido até as 18h de quarta-feira (30/9).

O alerta alcança cidades das regiões Oeste de Minas, Sul e Sudoeste, Zona da Mata, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Campo das Vertentes. A condição é provocada pela permanência de uma massa de ar quente sobre a região central do país.

A temperatura máxima registrada em Belo Horizonte nesta segunda-feira (28/9) foi de 33,9 °C e 28% de umidade relativa mínima do ar.

Temperaturas podem chegar a 40°C

Segundo previsões para o estado, áreas do Triângulo Mineiro podem registrar temperaturas próximas de 40°C. No Jequitinhonha, Norte e Noroeste de Minas, os termômetros podem variar entre 34°C e 37°C. Em outras áreas, as máximas devem ficar entre 29°C e 32°C.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Além do calor, o tempo seco aumenta a preocupação. No Norte, Noroeste e Triângulo Mineiro, a umidade relativa do ar pode chegar a 30% ou ficar abaixo desse índice durante os períodos mais quentes do dia. A combinação de temperaturas elevadas e baixa umidade também aumenta o risco de incêndios.

BH registra recorde de calor em 2026

Belo Horizonte registrou no domingo (27/9) o dia mais quente de 2026 até agora. Os termômetros chegaram a 35,6°C, às 15h25, na região de Venda Nova, segundo a Defesa Civil da capital. A marca superou os 35,4°C registrados em 30 de agosto, na Pampulha, que até então era a maior temperatura do ano.

O recorde ocorreu em meio ao alerta de “onda de calor forte” emitido pela Defesa Civil de Belo Horizonte, válido até quinta-feira (1º/10). A previsão é de persistência das altas temperaturas, principalmente durante as tardes. A umidade relativa do ar chegou a 25% na capital, índice considerado de atenção pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para os próximos dias, a previsão indica continuidade do calor na capital. Nesta segunda-feira (28), os termômetros podem chegar a 35°C. A atuação da massa de ar quente mantém as temperaturas elevadas, enquanto a umidade baixa aumenta a necessidade de atenção com hidratação e exposição ao sol.

A sequência de temperaturas máximas registradas em BH em 2026 mostra a intensidade do episódio atual: 35,6°C em 27 de setembro, em Venda Nova; 35,4°C em 30 de agosto, na Pampulha; 35,2°C em 22 de setembro, em Venda Nova; 34,8°C em 1º de janeiro, em Venda Nova; e 34,7°C em 9 de agosto, também em Venda Nova.

pessoas caminhando
O jeito foi procurar uma sombra até pra caminhar, a capital registrou 33,9º nesta segunda (28)

Cuidados durante o calor

A Defesa Civil recomenda aumentar a ingestão de água ao longo do dia, mesmo sem sensação de sede, e evitar exposição direta ao sol entre 10h e 16h. Também é indicado reduzir atividades físicas intensas nos horários de maior calor, usar roupas leves e manter os ambientes ventilados.

Crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas exigem atenção especial durante períodos de calor intenso. Em caso de emergência relacionada às condições meteorológicas, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.

O Inmet prevê que o calor comece a perder força nas áreas afetadas com a mudança das condições atmosféricas e a chegada de uma frente fria no início de outubro.