Projeto em BH distribui joaninhas para combater pragas em hortas
Em 2025, de acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foram entregues 30 mil insetos em kits para os moradores da capital mineira
atualizado
Compartilhar notícia

Belo Horizonte – O inseto você já conhece: joaninha! Agora, você sabia que esse bichinho simpático é muito importante para o combate de populações de organismos indesejáveis em hortas, jardins, pomares e arborizações?
Segundo a bióloga Maria Clara Mendonça, há mais de 5 mil espécies de joaninhas com diferentes padrões de cores e a dieta delas é rica em pulgões, moscas e ácaros, que costumam atacar plantações.
A especialista explica que joaninhas são essenciais para o equilíbrio do ecossistema. “Elas atuam como bioindicadoras de um ambiente saudável e são valiosas para a agricultura. Elas passam por metamorfose e se alimentam de diferentes insetos, controlando pragas e protegendo as plantações, diminuindo a necessidade de pesticidas químicos “, esclarece Maria Clara.
Com base nessa informação, foi criada em Belo Horizonte, em 2018, uma biofábrica para a produção de joaninhas — pequenos insetos coleópteros, da família Coccinellidae — e de crisopídeos, para o controle biológico de pragas urbanas em áreas verdes.
Em 2025, de acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de BH (SMMA), foram entregues 30 mil insetos em kits para os moradores da cidade que fizeram a solicitação desse serviço. As joaninhas também são distribuídas em eventos de educação ambiental na capital mineira. No ano passado, 40 escolas fizeram o pedido e foram atendidas.
Sobre a biofábrica
Na biofábrica, os insetos são criados para reprodução. Eles se desenvolvem com dieta e temperatura controladas, são colocados para acasalar e seus ovos e larvas recebem cuidados para completar o ciclo até atingir a fase adulta.
“Inicialmente, os organismos produzidos pelo projeto foram utilizados na recuperação de serviços do ecossistema em ambientes urbanos, gerando produção de alimentos, matérias-primas, renovação de recursos hídricos, beleza cênica, redução de poluição, entre outros”, de acordo com nota da secretaria.
Com o tempo e com o reconhecimento da importância dos insetos no controle biológico de pragas de forma natural e sendo uma alternativa ao uso de produtos químicos em áreas de cultivos como hortas, jardins, plantações caseiras, esses bichinhos passaram a ser oferecidos gratuitamente para a população que faz a solicitação pelo site da prefeitura, no portal de serviços.
A biofábrica de joaninhas fica na Casa Amarela, no Parque das Mangabeiras, zona Sul de Belo Horizonte. No espaço são realizadas várias atividades voltadas para a preservação do meio ambiente, como palestras e exposições para divulgação desse trabalho, da correta utilização dos insetos e sobre a preservação da fauna nas cidades.
Premiações
De acordo com a prefeitura, o projeto já foi reconhecido internacionalmente, ganhando prêmios na área de inovação.
“O projeto foi reconhecido e premiado, sendo pauta em painéis da FutureCom — evento internacional de inovação; concorreu por três vezes consecutivas ao World Smart City Awards. Em 2019, um intercâmbio científico na cidade de Caen, na França, abordou os resultados da implantação do projeto, que inspira outros de sustentabilidade pelo país, recebendo visitas de técnicos interessados em multiplicar a ideia para outros lugares, criando suas próprias biofábricas de insetos”, diz a nota.








