Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Eleições 2026Minas Gerais

Barrado ou candidato, Cleitinho ainda dita rumos da eleição em MG

Líder nas pesquisas desafia veto do Republicanos e avisa que não apoiará outra chapa caso seja impedido de concorrer

30/07/2026 02:00
Waldemir Barreto/Agência Senado
Senador Cleitinho Azevedo falando da tribuna

Belo Horizonte — O senador Cleitinho Azevedo lidera com consistência as pesquisas de intenção de voto em Minas e, com esse capital político, está desafiando o Republicanos após o partido decidir lhe negar a candidatura.

A demora do senador foi a razão para o Republicanos perder a paciência nesta quarta (29/7). Horas depois, Cleitinho reafirmou sua intenção de concorrer e disse que o luto pela morte de seu irmão caçula não foi respeitado.

Barrado ou candidato, Cleitinho ainda dita rumos da eleição em MG - destaque galeria
4 imagens
Cleitinho em Divinópolis
Cleitinho com o irmão, Matheus
Flávio Bolsonaro e o senador Cleitinho, cotado como nome do PL para o governo em Minas Gerais
Cleitinho lidera em todos os cenários, mostra Quaest
1 de 4

Cleitinho lidera em todos os cenários, mostra Quaest

Genial/Quaest
Cleitinho em Divinópolis
2 de 4

Cleitinho em Divinópolis

Reprodução/Instagram
Cleitinho com o irmão, Matheus
3 de 4

Cleitinho com o irmão, Matheus

Reprodução/Instagram
Flávio Bolsonaro e o senador Cleitinho, cotado como nome do PL para o governo em Minas Gerais
4 de 4

Flávio Bolsonaro e o senador Cleitinho, cotado como nome do PL para o governo em Minas Gerais

Jefferson Rudy/Agência Senado

O papel de Cleitinho

Candidato ou não, o senador continua no centro da eleição para o governo de Minas. Ao desafiar o veto do próprio partido, ele já avisou que não apoiará outra chapa caso seja impedido de concorrer.

Seu partido e aliados de direita, como o PL, estão se acertando para lançar Marcelo Aro ao governo e como palanque do presidenciável Flávio Bolsonaro (PL), posição que era de Cleitinho até a última semana.

Se o Republicanos recuar, Cleitinho retorna ao tabuleiro como líder das pesquisas e obriga partidos da direita a rever as articulações construídas em torno de outros nomes.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Como Cleitinho pode mudar a eleição em MG

  • Se concorrer, retorna à disputa como líder das pesquisas e obriga Republicanos, PL e outros partidos da direita a rever as articulações iniciadas em torno de Marcelo Aro;
  • Se for barrado, promete não apoiar outra candidatura, dificultando a transferência de seus eleitores para o nome escolhido pelos partidos;
  • Marcelo Aro (PP) pode receber uma aliança com estrutura partidária, recursos e tempo de propaganda, mas teria o desafio de conquistar os eleitores que hoje preferem Cleitinho;
  • O PL terá de decidir entre insistir na candidatura do senador ou avançar na construção de um novo palanque para Flávio Bolsonaro em Minas;
  • Para o Republicanos, uma eventual reversão do veto permitiria manter seu nome mais competitivo, mas exporia o recuo da direção nacional diante da reação do senador.

Tentando reverter

O Republicanos nacional desistiu de aguardar o senador porque faltou uma “decisão firme” dele e as articulações e alianças precisavam ser feitas logo. Cleitinho acordou com o veto e começou a tentar revertê-lo. Sem ser atendido pelo presidente de seu partido, Marcos Pereira, buscou aliados que incluíram Flávio Bolsonaro.

Nesta quinta (30/7), voltará a tentar falar com Pereira, dessa vez pessoalmente. “Ele vai dizer que sou candidato”, apostou Cleitinho na noite de quarta.

“O meu irmão foi para o hospital para poder fazer o transplante. Quando ele faz o transplante, infelizmente, agravou a situação dele. Ficou mais uns dias internado, até vim falecer. Como é que eu vou lançar uma candidatura com o meu irmão? Eu de luto. Que clima que eu tenho para fazer uma coisa dessa?”, questionou Cleitinho.

Preferência por Aro

O Republicanos e o PL optaram por buscar Marcelo Aro porque o político é visto como capaz de aglutinar as forças da direita em Minas. Ele é visto também como mais confiável do que Cleitinho por algumas alas desses partidos.

Cleitinho, porém, ainda tem apoio dentro do Republicanos e do PL em Minas, que se sentiram pressionados pelas Executivas nacionais na decisão de desistir dele.

Se a candidatura de Aro vingar, já nasceria com a força e o dinheiro de partidos grandes e muito tempo de TV. A falta de apoio e a eventual oposição de Cleitinho, porém, seriam problemas para essa chapa.

Nesta quinta, Cleitinho tentará garantir sua candidatura. O resultado dessa tentativa vai ditar os rumos da eleição mineira.