metropoles.com

Sete anos após cassado, Benício provoca rombo de R$ 1 milhão na CLDF

Senado Federal cobrava da Câmara Legislativa dívidas previdenciárias, parte patronal, referentes a dezembro de 1998 a janeiro de 2012

atualizado

Compartilhar notícia

CLDF/Divulgação
Homem de terno e gravata falando ao microfone com mão borrada
1 de 1 Homem de terno e gravata falando ao microfone com mão borrada - Foto: CLDF/Divulgação

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) autorizou nesta segunda-feira (16/7) o pagamento de R$ 1.046.480,63 ao Senado Federal. A salgada conta é referente a despesas do ex-deputado distrital Benício Tavares (MDB), servidor concursado da Casa federal e fora do Legislativo do DF há sete anos, quando foi cassado.

O valor é resultado de pagamento de contribuição previdenciária, parte patronal, do período entre dezembro de 1998 a janeiro de 2012. A decisão de a CLDF restituir o Senado está publicada na edição desta segunda do Diário Oficial do Distrito Federal (confira reprodução abaixo).

Reprodução / DODF

 

Conhecido como o deputado distrital com mais mandatos consecutivos, Benício Tavares (PMDB) perdeu o direito de ser parlamentar em 2011, no exercício da sexta legislatura. Distrital desde a criação da Câmara Legislativa, em 1991, ele está desde então impedido de disputar cargos públicos.

Isso ocorreu após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter considerado, por unanimidade, que o então distrital havia coagido eleitores e praticado abuso de poder econômico para sua campanha de reeleição em 2010. A condenação foi de 8 anos e ficará em vigor até 2019.

Acidente doméstico
Atualmente, Benício está afastado das funções no Legislativo federal. Cadeirante, o ex-presidente da Câmara Legislativa sofreu uma queda durante o banho. Passou um tempo de cama e, mesmo assim, o importante aliado do presidente do MDB, Tadeu Filippelli, passou a ajudar na formatação das chapas proporcionais para as Eleições 2018 direto da própria casa.

Procurado pela coluna, o ex-distrital não havia sido localizado até a publicação desta notícia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?