metropoles.com

Senadora Leila Barros cobra cronograma de vacinação contra Covid-19 no DF

Eleita pelo DF, parlamentar disse estar preocupada com a “não divulgação de um planejamento distrital” de imunização contra o Sars-Cov-2

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo / Metrópoles
Cerimônia de posse no Senado, Leila Barros (PSB-DF)
1 de 1 Cerimônia de posse no Senado, Leila Barros (PSB-DF) - Foto: Michael Melo / Metrópoles

A senadora Leila Barros (PSB-DF) encaminhou, nesta segunda-feira (7/12), ofício para cobrar da Secretaria de Saúde o cronograma voltado à vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal. O documento foi direcionado ao secretário Osnei Okumoto.

No texto, a congressista manifesta preocupação “com a não divulgação de um planejamento distrital” de imunização contra o Sars-Cov-2. Segundo a parlamentar, o posicionamento da pasta é importante para reestabelecer o bem-estar da população.

“Acreditamos que os esforços nesse sentido são essenciais para garantia dos direitos fundamentais à vida e à saúde, bem como importantíssimos para o planejamento de todos os atores econômicos, das empresas às famílias, para o desenvolvimento de suas atividades no ano de 2021, sendo tais medidas essenciais para reestabelecer o bem-estar da população do DF e para a retomada do crescimento econômico e da normalidade dos investimentos públicos e privados”, registrou Leila Barros.

Coronavac

A cobrança ocorre no mesmo dia em que o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que vai disponibilizar 4 milhões de doses da Coronavac aos estados e municípios que solicitarem o imunizante. Segundo o tucano, oito estados entraram em contato com o Instituto Butantan. Pontuou ainda que alguns prefeitos e governadores o procuraram pessoalmente.

De acordo com o governador paulista, essas unidades da Federação não estão dispostas a esperar o plano nacional de imunização, que tem previsão para iniciar em março. O tucano anunciou que São Paulo deve começar a vacinar a população em 25 de janeiro, data de aniversário da capital do estado, e acrescentou: “Todo brasileiro que estiver em São Paulo receberá a vacina gratuitamente”.

O que diz a Secretaria de Saúde

Procurada pela coluna, a Secretaria de Saúde do DF listou as providências que vem adotando para garantir a imunização dos brasilienses:

  1. Está em fase de desenvolvido um amplo planejamento sobre a estratégia de vacinação da população do Distrito Federal contra o coronavírus.
  2. O Plano Estratégico prevê: realização de inquérito soroepidemiológico (em andamento) para conhecer o comportamento do vírus em todo o DF; levantamento dos espaços da rede pública de saúde e de outras instalações do GDF para servir como postos de vacinação; estruturação desses locais para receber e armazenar as vacinas; estruturação do setor de compras públicas, objetivando a aquisição de seringas e contratação de câmaras frigoríficas; e seleção de profissionais de saúde da própria rede pública para a aplicação das vacinas.
  3. A Secretaria de Saúde vem acompanhando as medidas anunciadas pelo Ministério da Saúde sobre a compra e a aplicação da vacina no Brasil, e atuando previamente, dentro de suas atribuições, para que a campanha de vacinação seja executada com êxito em todo o Distrito Federal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?